Este pertence ao interior de um castro de pequenas dimensões.
Segundo os Arqueólogos é preferível que se denomine de um monumento castrejo, a balnear.
No entanto, e segundo a descrição de outras construções castrejas na sua funcionalidade, e ainda na sua distribuição de compartimentos, tudo indica que realmente se trata de um balneário.
É constituído por uma zona de forno semicircular, de falsa cúpula, seguindo-se uma câmara retangular formada por lajes de dimensões consideráveis, polidas e trabalhadas nas faces internas.
Neste compartimento surge uma antecâmara, de planta subretangular, todavia semelhante a câmara, e que possui bancos corridos ao longo do comprimento.
Só em 1986 é que este monumento foi classificado como Monumento Nacional.
Este ponto está situado na localidade Galegos (Santa Maria), na freguesia Galegos (Santa Maria).
(Distância: 3 km S)
Proveniente do Mosteiro de São Martinho de Manhente, apenas o que resta é a Igreja e a Torre, consideradas como uma das maiores obras precoces do Românico Português.
(Distância: 3 km S)
O chafariz situado no pátio do convento, erigido entre 1790 e 1792, veio colmatar a falta do anterior, que tinha sido deslocado para a cidade de Barcelos.
(Distância: 3 km S)
Este conjunto monástico é atualmente conhecido por Igreja de Salvador de Vilar de Frades, sendo também a igreja paroquial da freguesia e a restante parte conventual pertence a um hospital psiquiátrico.
(Distância: 4 km NE)
Está referenciada desde 1296, ano em que o Cónego da Sé de Braga comprou a propriedade mas, pelo tipo de edifício atual, possivelmente tratava-se de um edifício anterior.
(Distância: 5 km NE)
Um Santuário edificado no seguimento da promessa de João da Cruz, por ter sobrevivido a uma doença grave, esta construção decorreu nos finais do século XVII e durante o século seguinte.
(Distância: 5 km NE)
No século XVIII havia indicação da possível existência de um mosteiro da Ordem de São Bento, do século VI, e de uma igreja que remonta ao românico, no século XII, que substituiu um templo muito mais antigo.
(Distância: 5 km NE)
Mais dois elementos fúnebres encontrados na freguesia e recuperados, apesar do mau trato a que atualmente este género de monumento está sujeito.
(Distância: 5 km NE)
Sem um conhecimento exacto da cronologia ou o local original, este cruzeiro é dividido em duas partes, sendo atribuído a parte do remate aos finais da época medieval.
(Distância: 5 km NE)
Situada a poucas dezenas de metros da Igreja Matriz, junto da estrada nacional, este pequeno templo religioso não tem qualquer referência, cronológica ou histórica.
(Distância: 6 km SW)
Todo o conjunto da Igreja da Misericórdia, hospital e um lar deve-se a uma construção do século XVI que teve a sua origem na edificação de um Convento da Ordem dos Capuchos.