×
Pontos de Interesse no Concelho de Montalegre
João Rodrigues Cabrilho (Montalegre)
Ao serviço da coroa espanhola efetuou importantes explorações no Oceano Pacífico e na América do Norte.
Marco Miliário (Reigoso)
Este marco miliário romano, na aldeia de Currais, freguesia de Reigoso, é um monolítico cilíndrico do séc. I a.C., e como outros que são considerados como Monumentos Nacionais desde 1910.
Marco Miliário (Viade de Baixo)
Esta aldeia de poucos habitantes pode gozar de um pequeno mas grande monumento representativo situado na parte central da aldeia, mais concretamente no Largo da Seara.
Mosteiro de Santa Maria de Júnias (Pitões das Júnias)
O Mosteiro de Santa Maria de Júnias surgiu como um antigo eremitério pré-românico, no séc. IX, situado a cerca de um quilómetro da aldeia de Pitões de Júnias.
Pedra d'Água (Pincães)
Na Pedra de Água, construída em forma de cogumelo, a tampa funciona como um relógio de sol relativamente ao tempo de água de rega a que cada lugar da povoação tem direito.
Pelourinho de Montalegre (Montalegre)
De data desconhecida, é formado por três degraus com um fuste liso com um capitel em tabuleiro quadrangular e um plinto paralelepipédico.
Ponte de Mizarela (Ferral)
Construída na Idade Média e reconstruída no séc. XIX, apresenta uma curiosa implantação por ter sido construída ao fundo de um desfiladeiro escarpado.
Ponte Romana de São Vicente da Chã (São Vicente da Chã)
Esta ponte romana é de dois arcos apoiados em duas colunas, uma em cada lado, por corta águas, sendo atravessada pela Via Romana que liga Braga a Chaves.
Ponte Romana (Vila da Ponte)
Mais um belo e bem conservado exemplar de uma ponte romana de três arcos, com corta águas e em cavalete. Pertenceu à Via Romana que ligava Braga a Chaves.