Aqui está um elemento fundamental da sabedoria da população desta aldeia. É nestes pequenos pormenores que as nossa aldeias se tornam interessantes.
Nada de especial o título de alminhas, mas posso dizer que essencialmente são três em um, podendo juntar um quarto elemento. Situado na parte principal da aldeia, é o ponto de referência ou de encontro das mulheres e homens desta.
Temos então a fonte da aldeia, onde as mulheres vão buscar a água, mesmo ao lado temos as alminhas para as mulheres rezarem, e através do relógio existente em cima destas podem saber as horas. Para completar, como quarto elemento tem uma cruz que serve para substituir os cruzeiros existentes nas aldeias.
Este ponto está situado na localidade Sabuzedo, na freguesia Cambeses do Rio, Donões e Mourilhe.
(Distância: 17 m NE)
Pequeno templo, de planta longitudinal, de nave única e retangular encimada com a torre sineira. Tem como dedicação Nossa Senhora do Carmo.
(Distância: 1 km SW)
Também conhecida como a Igreja de São Brás, não existe ou existe muita pouca referência. É datado dos finais do século XII, pertencente assim à época de caraterísticas românicas.
(Distância: 1 km SW)
Este cruzeiro do século XVIII, algo fora do normal com duas figuras uma em cada lado representando Jesus Crucificado e Nossa Senhora, está situado no centro de Mourilhe.
(Distância: 2 km SE)
Também conhecida como Igreja de São Pedro, de planta retangular e de uma só nave, tem a torre sineira em frente e afastada da igreja.
(Distância: 2 km SE)
Capela de Nossa Senhora dos Prazeres, em Donões
(Distância: 4 km SE)
Do século XVII, merece destaque a sua torre sineira que, tal como a maior parte das igrejas do concelho, está separada do templo.
(Distância: 4 km SE)
Sendo uma estrutura medieval tardia, insere-se na reorganização dos espaços fronteiriços a oeste e este de Chaves empreendida por D. Afonso III.
(Distância: 4 km SE)
Situada no centro histórico de Montalegre a caminho do castelo, a Igreja da Misericórdia é de arquitetura maneirista e revivalista, de planta longitudinal e de nave única retangular e presbitério.
(Distância: 4 km SE)
De data desconhecida, é formado por três degraus com um fuste liso com um capitel em tabuleiro quadrangular e um plinto paralelepipédico.
(Distância: 4 km SE)
Situado no largo em frente aos Paços do Concelho, este Carvalho da Forca foi testemunha do último condenado à morte em Montalegre, em 1844.