Entretanto com o aumento da população a igreja sofreu acrescentos, sendo o exemplo disso o altar e o átrio. Pode ainda comprovar-se que o sino se encontrava na fachada principal devido ao desgaste provocado pela gramalheira (corrente de ferro) que era utilizada para tocar o sino, como podemos observar na parede.
A pedra com vestígios românicos que se encontra na porta principal tem um interesse extraordinário pelo facto de não ser comum. Nesta região do barroso semelhantes vestígios só se conhecem mais três.
Nesta igreja destaca-se a pia batismal, que se situa no exterior, que tem a sua origem no românico, sendo que a parte superior sofreu alterações recentemente. Era nesta pia que há cerca de mil anos os batismos eram realizados, uma vez que as crianças que não eram batizadas não poderiam entrar na igreja. Só entravam quando batizadas, e consequentemente ao morrerem poderiam serem enterradas em solo sagrado.
Este ponto está situado na localidade Viade de Baixo, na freguesia Viade de Baixo e Fervidelas.
(Distância: 79 m W)
(Distância: 79 m NW)
Esta aldeia de poucos habitantes pode gozar de um pequeno mas grande monumento representativo situado na parte central da aldeia, mais concretamente no Largo da Seara.
(Distância: 89 m W)
(Distância: 154 m W)
(Distância: 3 km SW)
Uma pequena capela antiga no centro da aldeia.
(Distância: 3 km SW)
Típico desta região do país, também nesta aldeia existe o canastro, ou espigueiro, local para se conservar o milho.
(Distância: 5 km SW)
Mais um belo e bem conservado exemplar de uma ponte romana de três arcos, com corta águas e em cavalete. Pertenceu à Via Romana que ligava Braga a Chaves.
(Distância: 5 km SW)
Esta é a rua principal que atravessa a aldeia e que vai desembocar na ponte romana, passando pela Igreja Matriz e na Via Romana.
(Distância: 5 km N)
Igreja de São Mamede, do século XVIII, com destaque para o arco cruzeiro, um painel a óleo de S. Miguel e a imagem do padroeiro S. Mamede.
(Distância: 5 km SW)
Antes de ser igreja era capelania da Igreja de Santa Marinha, tendo sido aumentada devido ao aumento populacional, sendo a última alteração feita em 1710.