Como tal, este marco é dedicado ao boi, de que tanto se orgulhou e orgulha toda a aldeia, fazendo reviver a memória do passado em que dezenas de vacas circulavam pela aldeia.
Andavam à roda, consoante o número de cabeças. Se tivesse dez, ia um dia, se tivesse vinte, ia dois dias. Esta Torre foi feita com um prémio de um dos touros da aldeia.
Este ponto está situado na localidade Travassos do Rio, na freguesia Sezelhe e Covelães.
(Distância: 70 m NW)
Uma igreja de aldeia que, apesar disso, não é o seu ex-libris. De uma simplicidade, é constituída de uma só nave retangular. Sofreu obras de restauração.
(Distância: 71 m E)
Num ponto de relevância, o relógio de sol está pendurado na base de um crucifixo, que por sua vez está ao lado do lavadouro comunitário.
(Distância: 1 km E)
Este templo religioso é o mais representativo elemento da aldeia. De planta longitudinal e de uma única nave retangular com a torre sineira encimada do portal.
(Distância: 1 km E)
Situados no lado sul da Igreja de Sezelhe, cada um foi totalmente esculpido num único bloco de granito, apresentando um formato antropomórfico.
(Distância: 1 km E)
Um cruzeiro situado em mais uma aldeia de Montalegre perdida no tempo e no espaço. Posicionado no centro da aldeia de Sezelhe, está incorporado num bebedouro para animais.
(Distância: 3 km SW)
Datado do século XVIII, este templo maneirista de planta longitudinal é composto por nave única, capela-mor retangular e torre sineira destacada.
(Distância: 4 km E)
Igreja de São Mamede, do século XVIII, com destaque para o arco cruzeiro, um painel a óleo de S. Miguel e a imagem do padroeiro S. Mamede.
(Distância: 5 km SW)
Templo que mantém o estilo de todas as igrejas do concelho, em pedra de planta longitudinal, de nave única retangular com torre sineira separada do templo.
(Distância: 5 km NW)
O Mosteiro de Santa Maria de Júnias surgiu como um antigo eremitério pré-românico, no séc. IX, situado a cerca de um quilómetro da aldeia de Pitões de Júnias.
(Distância: 5 km NE)
Este cruzeiro do século XVIII, algo fora do normal com duas figuras uma em cada lado representando Jesus Crucificado e Nossa Senhora, está situado no centro de Mourilhe.