Nave com coro alto, tendo do lado do Evangelho um púlpito com balaústres em madeira e altar sob arcossólio junto ao ângulo. Arco triunfal de volta perfeita com frontaleira de talha dourada ladeado por altares.
Retábulos em talha na capela-mor em talha dourada e janela do lado da Epístola. Os tetos são de madeira de perfil curvo pintados com medalhão ao centro com a imagem do padroeiro e a imagem do São Marcos na capela-mor.
A torre sineira é constituída por pano de parede que se desenvolve em altura, com cunhais apilastrados, encimado por campanário com dois arcos sobrepujado com pináculos.
Este ponto está situado na localidade Paredes do Rio, na freguesia Sezelhe e Covelães.
(Distância: 2 km W)
Templo que mantém o estilo de todas as igrejas do concelho, em pedra de planta longitudinal, de nave única retangular com torre sineira separada do templo.
(Distância: 3 km NE)
Uma igreja de aldeia que, apesar disso, não é o seu ex-libris. De uma simplicidade, é constituída de uma só nave retangular. Sofreu obras de restauração.
(Distância: 3 km NE)
Esta Torre de Boi é um dos três elementos de maior relevância que Travassos tem. Não deixa de ser surpreendente esta povoação ter este elemento bastante representativo, o que é natural pois são terras dedicadas ao gado.
(Distância: 3 km NE)
Num ponto de relevância, o relógio de sol está pendurado na base de um crucifixo, que por sua vez está ao lado do lavadouro comunitário.
(Distância: 4 km NE)
Este templo religioso é o mais representativo elemento da aldeia. De planta longitudinal e de uma única nave retangular com a torre sineira encimada do portal.
(Distância: 4 km NE)
Situados no lado sul da Igreja de Sezelhe, cada um foi totalmente esculpido num único bloco de granito, apresentando um formato antropomórfico.
(Distância: 4 km NE)
Um cruzeiro situado em mais uma aldeia de Montalegre perdida no tempo e no espaço. Posicionado no centro da aldeia de Sezelhe, está incorporado num bebedouro para animais.
(Distância: 5 km NW)
O Mosteiro de Santa Maria de Júnias surgiu como um antigo eremitério pré-românico, no séc. IX, situado a cerca de um quilómetro da aldeia de Pitões de Júnias.
(Distância: 6 km NW)
Sendo edificada em estilo barroco, é de planta longitudinal de uma só nave e capela-mor retangular.
(Distância: 6 km SE)