Deste templo e para o elevado valor patrimonial, há pouca referência para o estatuto que detém. Contudo, desta pouca referência, esta igreja pertence ao estilo românico tendo sido edificada entre os séculos XII e XIII. Encontra-se situada na parte mais antiga da aldeia.
De planta retangular, tem uma característica rara em Portugal e no estilo, possuindo duas naves interligadas por dois arcos plenos. No seu interior a decoração é de estilo neoclássico e o teto em madeira com pintura de carácter popular.
Esta igreja é dos poucos monumentos que foram incluídos no primeiro grande decreto português de classificação de edifícios antigos como Monumento Nacional, datado de 1910.
Este ponto está situado na localidade São Vicente da Chã, na freguesia Chã.
(Distância: 934 m E)
Esta ponte romana é de dois arcos apoiados em duas colunas, uma em cada lado, por corta águas, sendo atravessada pela Via Romana que liga Braga a Chaves.
(Distância: 4 km N)
Não há muitos dados referentes sobre esta capela, somente que é uma capela de arquitetura maneirista com sineira e portal de verga reta e óculo.
(Distância: 4 km N)
Ao serviço da coroa espanhola efetuou importantes explorações no Oceano Pacífico e na América do Norte.
(Distância: 4 km N)
Situado no largo em frente aos Paços do Concelho, este Carvalho da Forca foi testemunha do último condenado à morte em Montalegre, em 1844.
(Distância: 4 km N)
Este edifício, onde está a Câmara Municipal, é datado do início do século XIX e depois remodelado nos finais da década de 1870.
(Distância: 5 km N)
De data desconhecida, é formado por três degraus com um fuste liso com um capitel em tabuleiro quadrangular e um plinto paralelepipédico.
(Distância: 5 km N)
Situada no centro histórico de Montalegre a caminho do castelo, a Igreja da Misericórdia é de arquitetura maneirista e revivalista, de planta longitudinal e de nave única retangular e presbitério.
(Distância: 5 km N)
Sendo uma estrutura medieval tardia, insere-se na reorganização dos espaços fronteiriços a oeste e este de Chaves empreendida por D. Afonso III.
(Distância: 5 km N)
Do século XVII, merece destaque a sua torre sineira que, tal como a maior parte das igrejas do concelho, está separada do templo.
(Distância: 5 km NW)
Igreja de São Mamede, do século XVIII, com destaque para o arco cruzeiro, um painel a óleo de S. Miguel e a imagem do padroeiro S. Mamede.