Mais uma pequena aldeia que tem como ex-libris a sua igreja. Templo que não tem qualquer referência, mantendo o estilo de todas as igrejas do concelho, todas em pedra de planta longitudinal, de nave única retangular. Tem a sua torre sineira em frente e separada do templo.
Este ponto está situado na localidade Outeiro, na freguesia Outeiro.
(Distância: 2 km E)
Datado do século XVIII, este templo maneirista de planta longitudinal é composto por nave única, capela-mor retangular e torre sineira destacada.
(Distância: 5 km N)
O Mosteiro de Santa Maria de Júnias surgiu como um antigo eremitério pré-românico, no séc. IX, situado a cerca de um quilómetro da aldeia de Pitões de Júnias.
(Distância: 5 km NE)
Uma igreja de aldeia que, apesar disso, não é o seu ex-libris. De uma simplicidade, é constituída de uma só nave retangular. Sofreu obras de restauração.
(Distância: 5 km NE)
Esta Torre de Boi é um dos três elementos de maior relevância que Travassos tem. Não deixa de ser surpreendente esta povoação ter este elemento bastante representativo, o que é natural pois são terras dedicadas ao gado.
(Distância: 5 km NE)
Num ponto de relevância, o relógio de sol está pendurado na base de um crucifixo, que por sua vez está ao lado do lavadouro comunitário.
(Distância: 6 km SW)
Casa do navegador João Rodriguês Cabrilho
(Distância: 6 km N)
Sendo edificada em estilo barroco, é de planta longitudinal de uma só nave e capela-mor retangular.
(Distância: 6 km NE)
Este templo religioso é o mais representativo elemento da aldeia. De planta longitudinal e de uma única nave retangular com a torre sineira encimada do portal.
(Distância: 6 km NE)
Situados no lado sul da Igreja de Sezelhe, cada um foi totalmente esculpido num único bloco de granito, apresentando um formato antropomórfico.
(Distância: 6 km NE)
Um cruzeiro situado em mais uma aldeia de Montalegre perdida no tempo e no espaço. Posicionado no centro da aldeia de Sezelhe, está incorporado num bebedouro para animais.