Também conhecida como a Igreja de São Brás, sendo este o orago da aldeia, devido a uma lenda sobre uma água de uma fonte situada ao lado da igreja.
Sobre este templo não existe ou existe muita pouca referência, simplesmente que é datado dos finais do século XII, pertencente assim à época de caraterísticas românicas.
Este ponto está situado na localidade Mourilhe, na freguesia Cambeses do Rio, Donões e Mourilhe.
(Distância: 56 m W)
Este cruzeiro do século XVIII, algo fora do normal com duas figuras uma em cada lado representando Jesus Crucificado e Nossa Senhora, está situado no centro de Mourilhe.
(Distância: 1 km NE)
Construção em pedra com a imagem de Nossa Senhora em azulejos, com a data de 1858. No cimo encontra-se um relógio de sol juntamente com uma pequena cruz e um pináculo.
(Distância: 1 km NE)
Pequeno templo, de planta longitudinal, de nave única e retangular encimada com a torre sineira. Tem como dedicação Nossa Senhora do Carmo.
(Distância: 2 km E)
Também conhecida como Igreja de São Pedro, de planta retangular e de uma só nave, tem a torre sineira em frente e afastada da igreja.
(Distância: 2 km E)
Capela de Nossa Senhora dos Prazeres, em Donões
(Distância: 4 km S)
Igreja de São Mamede, do século XVIII, com destaque para o arco cruzeiro, um painel a óleo de S. Miguel e a imagem do padroeiro S. Mamede.
(Distância: 4 km SW)
Um cruzeiro situado em mais uma aldeia de Montalegre perdida no tempo e no espaço. Posicionado no centro da aldeia de Sezelhe, está incorporado num bebedouro para animais.
(Distância: 4 km SW)
Situados no lado sul da Igreja de Sezelhe, cada um foi totalmente esculpido num único bloco de granito, apresentando um formato antropomórfico.
(Distância: 4 km SW)
Este templo religioso é o mais representativo elemento da aldeia. De planta longitudinal e de uma única nave retangular com a torre sineira encimada do portal.
(Distância: 4 km E)
Do século XVII, merece destaque a sua torre sineira que, tal como a maior parte das igrejas do concelho, está separada do templo.