Também é conhecida como Igreja de São Pedro, pois o orago de Tourém é este santo. Igreja do século XII, a sua fundação é considerada medieval tardio razoavelmente conservada, na qual as obras mais recentes terão deixado elementos arquitetónicos no seu portal do lado sul, de arco de volta perfeita no arranque das paredes do corpo e também da capela-mor.
Do templo original conserva-se quase a totalidade da metade inferior da nave e cabeceira executada em aparelho isódono, onde se destaca um fecho de fresta no interior da capela-mor com decoração esculpida e fragmentos de arquivolta de portal decorados com motivos lanceolados.
De nave única estreita e longa com capela-mor, a sua fachada principal é de pano único, onde se desenha um portal de volta redonda, de sete aduelas, segundo o modelo característico do extremo oriental trasmontano. Acima do portal tem um campanário dotado de dupla sineira com terminação em empena triangular.
Este ponto está situado na localidade Tourém, na freguesia Tourém.
(Distância: 215 m NE)
Este forno comunitário, como todos os outros existentes nas aldeias circundantes, alguns deles ainda em funcionamento, mantém ainda as suas características arquitectónicas.
(Distância: 298 m NE)
Capela de Santa Ana, um pequeno templo religioso situado no centro da aldeia. De planta longitudinal, a sua construção baseia-se, como toda a aldeia, em pedra granítica.
(Distância: 8 km SW)
Sendo edificada em estilo barroco, é de planta longitudinal de uma só nave e capela-mor retangular.
(Distância: 9 km SE)
Construção em pedra com a imagem de Nossa Senhora em azulejos, com a data de 1858. No cimo encontra-se um relógio de sol juntamente com uma pequena cruz e um pináculo.
(Distância: 9 km SE)
Pequeno templo, de planta longitudinal, de nave única e retangular encimada com a torre sineira. Tem como dedicação Nossa Senhora do Carmo.
(Distância: 9 km SE)
Este cruzeiro do século XVIII, algo fora do normal com duas figuras uma em cada lado representando Jesus Crucificado e Nossa Senhora, está situado no centro de Mourilhe.
(Distância: 9 km SE)
Também conhecida como a Igreja de São Brás, não existe ou existe muita pouca referência. É datado dos finais do século XII, pertencente assim à época de caraterísticas românicas.
(Distância: 9 km SW)
O Mosteiro de Santa Maria de Júnias surgiu como um antigo eremitério pré-românico, no séc. IX, situado a cerca de um quilómetro da aldeia de Pitões de Júnias.
(Distância: 10 km S)
Um cruzeiro situado em mais uma aldeia de Montalegre perdida no tempo e no espaço. Posicionado no centro da aldeia de Sezelhe, está incorporado num bebedouro para animais.
(Distância: 10 km SE)
Também conhecida como Igreja de São Pedro, de planta retangular e de uma só nave, tem a torre sineira em frente e afastada da igreja.