×
Pontos de Interesse no Concelho de Arganil
Igreja de São Pedro (São Pedro)
Situada na estrada entre Arganil para Sarzedo, é uma construção da segunda metade do século XIII, a mando de Fernão Rodrigues Redondo e de sua mulher D. Marinha Afonso, donatários de Arganil e Pombeiro. Está classificada como Monumento Nacional desde o ano de 1931.
Igreja Matriz de Benfeita (Benfeita)
Situada na parte baixa da aldeia, a história da Igreja Matriz da Benfeita, edificada nos finais do século XVIII, limita-se ao facto de substituir a atual Capela de Nossa Senhora da Assunção.
Igreja Matriz de Côja (Côja)
A sua edificação ocorreu no séc. XVIII e tem como orago São Miguel Arcanjo. Sofreu no século seguinte uma campanha de obras que a descaraterizou, na qual a capela-mor teve a sua conclusão.
Igreja Matriz de Piodão (Piódão)
A história da Igreja Matriz de Piódão começou a revelar-se no séc. XVII, sendo esta a primitiva igreja, dedicada a Nossa Senhora da Conceição.
Igreja Matriz de Sarzedo (Sarzedo)
Sem outras informações, a igreja fazia registos em 1595, o que serve de base para a data da sua construção. Destaca-se a torre sineira de planta quadrada, de dois pisos separados por um friso. O portal é em arco abatido, contornado por moldura e encimado por aletas interrompido, sobrepondo-se uma janela com moldura curvilínea.
Igreja Matriz de Vila Cova do Alva (Vila Cova do Alva)
No ponto mais alto da aldeia, a Igreja Matriz é um edifício do século XVIII, de 1712, data em que foi referido que a Ermida de São João de Alqueidão tinha o estatuto de Igreja Matriz.
Igreja Paroquial de Arganil (Arganil)
Tendo como Orago São Gens, nome pelo qual também é conhecida, a atual igreja é dos finais do séc. XVII, sendo a capela à esquerda do templo, conhecida como dos Fonsecas, mais antiga.
Jardim no centro da vila (Arganil)
O jardim no centro da vila, no Largo Conselheiro Neves e Sousa.
Junta de Freguesia de Sarzedo (Sarzedo)
A história de Sarzedo conta que antigamente se denominava de São João de Sarzedo. Esta era curato de apresentação do vigário da freguesia. Pertenceu à Comarca de Seia até 1839 e, a partir de 1852 à Comarca de Arganil.
Junta de Freguesia de Vila Cova de Alva (Vila Cova do Alva)
Situado num edifício face à estrada que atravessa Vila Cova de Alva, este poder máximo da aldeia está centrado numa zona historicamente confirmada e geograficamente chamativa.