A Igreja Matriz está edificada num ponto mais elevado que o Largo Central, com o acesso a ser feito deste por uma escadaria.
É-nos descrita que um dia os habitantes resolveram juntar todo o seu ouro disponível e enviar um velho pastor a Coimbra para pedir ao Bispo da cidade autorização para a construção da igreja.
Esta personagem prepara-se para uma resposta negativa, quando o velho pastor abriu o barrete serrano e mostrou ao Bispo as reluzentes moedas de ouro, fazendo por isso mudar de ideias ao Eclesiástico.
Este ponto está situado na localidade Piódão, na freguesia Piódão.
(Distância: 19 m SW)
Instalado no Posto de Turismo, o Núcleo Museológico do Piódão mostra elementos e pontos de vista que fazem parte da história da aldeia de Piódão.
(Distância: 23 m W)
Único largo existente e verdadeiro ex-libris da aldeia, espaço de ponto de chegada e partida quer para o parque automóvel quer para os visitantes que desejam caminhar pela encosta da aldeia.
(Distância: 49 m NE)
Situada no cimo da aldeia, o nome de São Pedro à Capela deve-se possivelmente ao lugar onde os animais vinham pastar, conhecido como Serra de São Pedro de Açôr.
(Distância: 4 km NW)
Vista geral da aldeia de Vale do Torno
(Distância: 5 km W)
(Distância: 6 km N)
Situado próximo do Santuário da Nossa Senhora das Preces, esta ermida ou capela isolada não tem quaisquer informações cronológicas ou históricas, sabendo-se apenas que é dedicado à mártir Santa Eufémia.
(Distância: 6 km NW)
Este espaço religioso situa-se no conhecido Monte Colcurinho, nomeadamente no Vale da Macieira, a pertencer à freguesia de Aldeia das Dez.
(Distância: 8 km NW)
Ponte de 3 arcos, de origem romana na Ribeira de Pomares. Separa o Povo dos Bairros do Tinte e Portelinha.
(Distância: 8 km SE)
Vista de S. Jorge da Beira
(Distância: 8 km NE)
Detalhe da ponte romana que atravessa a aldeia de Vide.