Sem melhor sítio para edificar estes dois importantes elementos da vila, uma vez que o rio passa ao lado, este espaço diário acabou por se transformar num espaço de lazer.
Num pequeno largo paralelo ao rio Alva, onde se tem acesso a pé, encontra-se um dos elementos essenciais da água canalizada como a fonte. Edificada em pedra, está espaldada com um muro particular, com a finalização de três pináculos iguais.
Fonte de uma só bica, em que a água verte para um tanque retangular, está encimada ao centro por um nicho com uma imagem de pedra.
O lavadouro, outro elemento essencial, apresenta-se mesmo ao lado direito da fonte em que, como mero elemento simbólico, é espelhado por um tanque e transformando a restante parte do lavadouro numa fonte.
A cobertura é formado por cinco arcos quebrados que formam um pequeno terraço servindo de miradouro com vistas para Côja antiga.
Este ponto está situado na localidade Côja, na freguesia Côja e Barril de Alva.
(Distância: 60 m NE)
Esta ponte medieval que atravessa o rio Alva, que liga Arganil a Côja, é formada por três arcos de volta perfeita, sendo o do meio o maior, onde assenta o tabuleiro plano com guardas de pedra, de blocos únicos retangulares.
(Distância: 81 m E)
Assim conhecida em Côja como casa do Dr. Alberto, este magnífico edifício do século XVIII faz parte da arquitetura civil da vila, com a sua lateral para o rio Alva.
(Distância: 136 m SE)
Do século XVI, em 1514, pelo segundo foral dado por D. Manuel à vila, este ergue-se de um soco de quatro degraus quadrangulares numa base hexagonal com fuste prismático.
(Distância: 154 m SE)
Mais um belo exemplar e ex-libris da arquitetura civil de Côja do século XVIII, situado na Praça Dr. Alberto Valle. Edifício residencial comum as caraterísticas do século, desenvolve-se retangularmente.
(Distância: 164 m SE)
Só faltava referir o Largo Dr. Alberto Vale. Com o nome do prestigiado médico, este largo é o único e o centro cultural, político e social de Côja.
(Distância: 170 m SE)
Não que tenha tanta importância como qualquer outro património existente nesta aldeia, contudo contribuiu para a nostalgia de muitos a perseverança das antigas cabines telefónicas públicas.
(Distância: 196 m E)
A sua edificação ocorreu no séc. XVIII e tem como orago São Miguel Arcanjo. Sofreu no século seguinte uma campanha de obras que a descaraterizou, na qual a capela-mor teve a sua conclusão.
(Distância: 421 m SE)
A poucos metros do centro, no sentido da nacional 344, vamos encontrar esta Capela de Santo António, sem qualquer descrição. Sabe-se porém que é um edifício do século XVIII. De planta retangular, é formada de uma só nave.
(Distância: 515 m W)
É o rio Alva que atravessa a pequena e histórica aldeia de Côja, que tem na encosta da Serra da Estrela, precisamente a 1425 metros de altitude, o ponto de origem e se dirige para o rio Mondego, com os seus 106 quilómetros de comprimento.
(Distância: 3 km W)