Com três nomeações de forais que foram atribuídos a Vila Cova de Alva, só no que foi concedido pelo Rei D. Manuel, em 1514, é que teve verdadeiramente as honras da casa, com a edificação de um pelourinho.
A coluna prismática com faces decoradas é terminada no capitel quadrado, igualmente com cantos decorados, assenta sobre o fuste chanfrado, com três molduras. O remate é feito por uma base circular com chanfros e rosetas, sobre a qual assenta uma pirâmide de escamas como simulação, dando a parecer uma figura de expressão zoomórfica.
Entrou em 1933 na lista dos Imóveis de Interesse Público
Este ponto está situado na localidade Vila Cova do Alva, na freguesia Vila Cova de Alva e Anseriz.
(Distância: 15 m NE)
Situada na praça Luís Costa Faria, o primeiro largo que se encontra na entrada da parte histórica da aldeia, a Igreja da Misericórdia teve a sua construção no séc. XVIII.
(Distância: 110 m N)
No ponto mais alto da aldeia, a Igreja Matriz é um edifício do século XVIII, de 1712, data em que foi referido que a Ermida de São João de Alqueidão tinha o estatuto de Igreja Matriz.
(Distância: 111 m E)
Edifício setecentista a pertencer à primeira metade do século XVIII, ano em que finalizou o claustro, pertenceu à Ordem dos Franciscanos (Capuchos).
(Distância: 165 m E)
Esta fonte está edificada em espaldar com um muro, toda ela coberta com azulejos de variados motivos de uma só saída de água que cai para um tanque retangular.
(Distância: 184 m E)
Situado num edifício face à estrada que atravessa Vila Cova de Alva, este poder máximo da aldeia está centrado numa zona historicamente confirmada e geograficamente chamativa.
(Distância: 3 km NE)
Varandas de Avô, local com uma vista privilegiada sobre Avô e o rio Alva.
(Distância: 3 km E)
Situado no único largo da parte baixa da aldeia de Avô, este pequeno edifício construído todo em pedra é de edificação em data desconhecida. Aqui funcionou o tribunal onde agora está a Junta de Freguesia e outros serviços.
(Distância: 3 km E)
A antiguidade e a localização da aldeia de Avô permitiu que esta cedo fosse estabelecida como couto, antes da nacionalidade, mantendo-se assim com os mesmos privilégios até 1885.
(Distância: 3 km NE)
A aldeia de Avô é atravessada pelo Rio Alva, nascido na Serra da Estrela e afluente do Mondego, que aqui se divide em duas partes, formando uma ilha denominada de Picoto.
(Distância: 3 km E)
Pertencendo Avô a uma zona de rede defensiva a sul do rio Alva, há referências do castelo a partir do século XII, sendo a edificação ligada com a atividade mineira da região. O castelo foi transformado no tempo de D. Dinis, mantendo-se até ao século XIX em que perdeu importância.