Estas são edificadas perto ou no caminho que se percorre para um grande ou pequeno Santuário.
Este é um desses casos em que a sua edificação é bastante recente do século XX, e está muito próxima da Capela de Santa Rita. Neste espaço também se encontra a Torre da Paz.
Esta capela é a substituição de um templo primitivo que se encontrava em muito mau estado de conservação, a caminho da ruína.
Este ponto está situado na localidade Benfeita, na freguesia Benfeita.
(Distância: 9 m S)
Sem indicação de qualquer passado que este templo possa ter, limita-se somente a ter uma data de que foi edificada durante o século XVIII, e tem como orago Santa Rita.
(Distância: 10 m E)
Torre Salazar, Torre da Paz e Torre do Relógio, foi assim sucessivamente chamada a Torre edificada desde 1945 na encosta da aldeia, toda ela em xisto.
(Distância: 89 m NW)
Acredita-se que este templo tenha sido o primeiro existente na aldeia, sendo muito provavelmente do período da Primeira Dinastia, e que a sua edificação tivesse sido como ermida.
(Distância: 279 m NW)
Situada na parte baixa da aldeia, a história da Igreja Matriz da Benfeita, edificada nos finais do século XVIII, limita-se ao facto de substituir a atual Capela de Nossa Senhora da Assunção.
(Distância: 4 km SW)
Vista geral da aldeia de Monte Redondo
(Distância: 4 km SE)
Vista geral de Porto Castanheiro
(Distância: 6 km NW)
A poucos metros do centro, no sentido da nacional 344, vamos encontrar esta Capela de Santo António, sem qualquer descrição. Sabe-se porém que é um edifício do século XVIII. De planta retangular, é formada de uma só nave.
(Distância: 6 km E)
(Distância: 6 km NW)
Não que tenha tanta importância como qualquer outro património existente nesta aldeia, contudo contribuiu para a nostalgia de muitos a perseverança das antigas cabines telefónicas públicas.
(Distância: 6 km NW)
Só faltava referir o Largo Dr. Alberto Vale. Com o nome do prestigiado médico, este largo é o único e o centro cultural, político e social de Côja.