Este ponto está situado na localidade Vale do Torno, na freguesia Pomares.
(Distância: 2 km N)
Este espaço religioso situa-se no conhecido Monte Colcurinho, nomeadamente no Vale da Macieira, a pertencer à freguesia de Aldeia das Dez.
(Distância: 2 km N)
Situado próximo do Santuário da Nossa Senhora das Preces, esta ermida ou capela isolada não tem quaisquer informações cronológicas ou históricas, sabendo-se apenas que é dedicado à mártir Santa Eufémia.
(Distância: 4 km W)
Ponte de 3 arcos, de origem romana na Ribeira de Pomares. Separa o Povo dos Bairros do Tinte e Portelinha.
(Distância: 4 km N)
A Igreja Matriz, dedicada a São Bartolomeu, veio substituir, no século XVIII, um templo antigo que já era pequeno. Destaca-se a torre sineira rematada por uma cobertura bolbosa e atrás desta uma capela lateral e a sacristia.
(Distância: 4 km N)
Este templo religioso do século XVIII, dedicado a Santa Maria Madalena, é agora a capela mortuária. Mostra sobre o frontão, que é ladeado por pináculos, um nicho também ladeado por pináculos.
(Distância: 4 km N)
Numa aldeia pequena como a Aldeia das Dez e, à semelhança das outras aldeias, o largo principal é espaço mais importante desta aldeia.
(Distância: 4 km N)
Três interessantes e reestruturadas ruas da pequena parte histórica da Aldeia das Dez. Ruas com um cariz histórico bastante profundo, remontando à época anterior aos romanos.
(Distância: 4 km N)
Este edifício é composto por dois corpos edificados em épocas diferentes, o primeiro do século XVIII com o brasão dos Pereiras, o segundo iniciado no século XIX por Francisco Xavier Borges Pereira Ferraz e nunca terminado.
(Distância: 4 km SE)
Único largo existente e verdadeiro ex-libris da aldeia, espaço de ponto de chegada e partida quer para o parque automóvel quer para os visitantes que desejam caminhar pela encosta da aldeia.
(Distância: 4 km SE)
Situada no cimo da aldeia, o nome de São Pedro à Capela deve-se possivelmente ao lugar onde os animais vinham pastar, conhecido como Serra de São Pedro de Açôr.