Torre da Paz
Torre da Paz
Torre Salazar, Torre da Paz e Torre do Relógio, foi assim sucessivamente chamada a Torre edificada desde 1945 na encosta da aldeia, toda ela em xisto.
Torre da Paz
Torre da Paz

Torre Salazar, Torre da Paz e Torre do Relógio, foi assim sucessivamente chamada a Torre edificada na encosta da aldeia, toda ela em xisto. É dos poucos ou único elemento com uma edificação de xisto, numa aldeia toda descaraterizada, sendo no entanto considerada como aldeia de xisto.

A história da torre identifica-se com uma vontade dos benfeitenses de estarem em paz, e por isso em 1945, ano em que terminou a Segunda Guerra Mundial, edificaram esta torre precisamente em homenagem à paz. Ficou com o nome de Salazar, em homenagem ao Chefe do Governo de então, por ter evitado que os portugueses estivessem na guerra, uma vez que a primeira foi traumática. Mudou para Torre da Paz após o 25 de Abril de 1974, e finalmente caiu na mera identificação de Torre do Relógio.

 
Torre da Paz
Torre da Paz

Este símbolo da paz tem uma planta quadrada com três metros de lado e onze de altura, com uma cobertura em granito e nos quatro cantos por pináculos. Tem duas aberturas das sineiras nas partes laterais ao relógio, estando este orientado para a população.

No dia sete de maio de 1945 os sinos tocaram pela primeira vez a celebrar o fim da Segunda Guerra Mundial. Nunca mais pararam até agora, sendo utilizada sempre a mesma data e à mesma hora, ou seja, todos os anos às 14:00 horas do dia 7 de maio, momento em que dá 1620 badaladas. É um feito de uma singularidade, ou talvez mesmo único no mundo, as badaladas que soam para promover a paz.

Localização

Este ponto está situado na localidade Benfeita, na freguesia Benfeita.

Coordenadas GPS: N 40 13.728' W 007 56.631'  (40.22880, -7.94385)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela do Senhor dos Passos

Capela do Senhor dos Passos - Visitar Portugal

(Distância: 10 m W)
Esta Capela do Senhor dos Passos representa os Passos feito por Jesus Cristo no caminho para o Calvário. A sua edificação é bastante recente, do século XX.

Capela de Santa Rita

Capela de Santa Rita - Visitar Portugal

(Distância: 12 m SW)
Sem indicação de qualquer passado que este templo possa ter, limita-se somente a ter uma data de que foi edificada durante o século XVIII, e tem como orago Santa Rita.

Capela de Nossa Senhora da Assunção

Capela de Nossa Senhora da Assunção - Visitar Portugal

(Distância: 96 m NW)
Acredita-se que este templo tenha sido o primeiro existente na aldeia, sendo muito provavelmente do período da Primeira Dinastia, e que a sua edificação tivesse sido como ermida.

Igreja Matriz de Benfeita

Igreja Matriz de Benfeita - Visitar Portugal

(Distância: 287 m NW)
Situada na parte baixa da aldeia, a história da Igreja Matriz da Benfeita, edificada nos finais do século XVIII, limita-se ao facto de substituir a atual Capela de Nossa Senhora da Assunção.

Vista de Monte Redondo

Vista de Monte Redondo - Visitar Portugal

(Distância: 4 km SW)
Vista geral da aldeia de Monte Redondo

Vista Geral de Porto Castanheiro

Vista Geral de Porto Castanheiro - Visitar Portugal

(Distância: 4 km SE)
Vista geral de Porto Castanheiro

Capela de Santo António

Capela de Santo António - Visitar Portugal

(Distância: 6 km NW)
A poucos metros do centro, no sentido da nacional 344, vamos encontrar esta Capela de Santo António, sem qualquer descrição. Sabe-se porém que é um edifício do século XVIII. De planta retangular, é formada de uma só nave.

Foto da aldeia de Mourísia

Foto da aldeia de Mourísia - Visitar Portugal

(Distância: 6 km E)

Cabine Telefónica

Cabine Telefónica - Visitar Portugal

(Distância: 6 km NW)
Não que tenha tanta importância como qualquer outro património existente nesta aldeia, contudo contribuiu para a nostalgia de muitos a perseverança das antigas cabines telefónicas públicas.

Praça Dr. Alberto Valle

Praça Dr. Alberto Valle - Visitar Portugal

(Distância: 6 km NW)
Só faltava referir o Largo Dr. Alberto Vale. Com o nome do prestigiado médico, este largo é o único e o centro cultural, político e social de Côja.

gif