×
Pontos de Interesse no Concelho de Mealhada
Junta de Freguesia de Antes (Antes)
Com a interessante denominação de Antes, teve o território da freguesia definido muito recentemente, com apenas sessenta anos. Em 1092 o lugar de Antes, que na altura pertencia à Igreja de Santa Maria, atual Ventosa do Bairro, foram doados, juntamente com outros, à Sé de Coimbra.
Junta de Freguesia de Barcouço (Barcouço)
O topónimo Barcouço pode ter origem no Árabe "bárr" com significado de campo, e "causon" relativo a arco, ou é um derivado medieval que significa "Barco", sendo que esta ideia se relaciona ao riacho existente na freguesia. Barcouço foi elevada a concelho na Idade Média, extinto em 1834, passando para o concelho de Ança e depois para Melhada.
Junta de Freguesia de Casal Comba (Casal Comba)
Uma localidade e freguesia criada a partir do nome de D. Maria da Comba. Esta prometeu a construção da igreja, promessa que cumpriu. Casal Comba pertenceu ao mosteiro de Arouca e posteriormente ao mosteiro de Lorvão. Recebeu em 1514 foral de D. Manuel I, sendo concelho até 1836.
Junta de Freguesia de Luso (Luso)
Sendo uma região habitada desde há muito tempo, devido às propriedades das suas águas termais, apenas no século XIX a localidade começou realmente a merecer o seu mérito. No final do século XIX deu-se o impulso turístico de referência da sociedade devido ao ministro do rei D. Carlos, Emídio Navarro, no desenvolvimento do Luso.
Junta de Freguesia de Vacariça (Vacariça)
No ano 450 d.C. Vacariça era habitada pelos Eremitas de Santo Agostinho, não se encontrando na atualidade qualquer vestígio deste mosteiro. Recebeu foral de D. Manuel I em 1514, sendo então sede de concelho a que pertenceu Mealhada. Em 1837 a sede passou para Mealhada e Vacariça uma freguesia desse concelho.
Junta de Freguesia de Ventosa do Bairro (Ventosa do Bairro)
O topónimo deriva dos romanos em que "Villa Ventosa" tinha um significado relativo a uma aglomeração popular em pequenas aldeias. Ventosa do Bairro tem a sua aparição em documentos escritos de doação nos finais do século X, ao Mosteiro de Lorvão.
Mata e Convento do Bussaco (Luso)
A Mata do Bussaco ou do Buçaco deve-se à Ordem dos Carmelitas Descalços por quem foi plantada no século XVII, que também originou a construção do Convento de Santa Cruz do Bussaco, destinado a albergar a Ordem. Uma mata que merece uma visita demorada também pelas ermidas, Via Sacra, portas, fontes e museu.
Palacete do Barão do Luso (Mealhada)
Junto do Jardim e da Câmara Municipal, este palacete era da pertença do Barão do Luso, com caraterísticas que simbolizam uma arquitetura dos finais do século XIX, conhecido e reconhecido como um dos edifícios mais caraterísticos do centro, que desperta o interesse a qualquer visitante.