Segundo provas documentais, a história da Pampilhosa tem o seu início em 1117, pouco antes da Nacionalidade. A localidade foi referenciada por uma doação feita por dois Senhores, sendo estes pai e filho, ao abade Eusébio do Mosteiro do Lorvão.
Esta doação tornou a Pampilhosa na dependência do Mosteiro do Lorvão, mantendo-se assim por muitos anos, séculos mesmo, uma vez que o fim desta submissão só aconteceria em 1834, com o fim das Ordens Religiosas em Portugal.
Com as alterações nas áreas administrativas realizadas em 1853, a freguesia da Pampilhosa integra-se no concelho da Mealhada como sendo uma das menos povoadas.
Demorou apenas 130 anos para se tornar na mais populosa do concelho, e este acontecimento deve-se simplesmente à passagem do comboio por Pampilhosa em 1879, com o nó da Linha da Beira Alta, o que a tornou uma importante estação destas duas linhas, a do Norte e a da Beira Alta, e com o dinamismo empreendedor das suas gentes.
Pampilhosa tornou-se num verdadeiro centro ferroviário, com as encruzilhadas de linhas para as diversas partes de Portugal, como um verdadeiro centro comercial e industrial, com ligação para Lisboa, Porto, Figueira da Foz, entretanto encerrado, Beira Alta e estrangeiro, entre outras ligações importantes.
Estas duas condições foram suficientes para o desenvolvimento acontecer em Pampilhosa, provocando por isso uma chegada de gente à procura de melhores condições de vida, provocando um crescimento demográfico, um desenvolvimento económico e cultural.
Este ponto está situado na localidade Pampilhosa do Botão, na freguesia Pampilhosa.
(Distância: 250 m SE)
(Distância: 296 m SE)
(Distância: 392 m SE)
O Doutor Abel da Silva Lindo foi um médico muito conceituado em Pampilhosa onde nasceu em 23 de abril de 1904. Foi presidente da Câmara Municipal da Mealhada de 15 de setembro de 1959 até 11 de setembro de 1964 e faleceu no dia 15 de Julho de 1987.
(Distância: 611 m E)
(Distância: 950 m E)
Com a padroeira Santa Marinha desde a origem da Paróquia da Pampilhosa, a igreja atual tem a sua data de construção atribuída ao século XVIII, podendo no entanto ser de um século anterior. Destaca-se a torre sineira terminada num terraço e a imagem da padroeira num nicho sobre a porta principal.
(Distância: 2 km W)
Esta Estação da Mala-Posta, situada face à antiga Estrada Nacional 1 que liga Lisboa ao Porto, é um exemplo das estações utilizadas para descanso dos passageiros e troca dos cavalos, nas suas viagens entre Lisboa e Porto para entrega de correspondência e para transporte de passageiros.
(Distância: 3 km NE)
(Distância: 3 km SW)
(Distância: 4 km W)
(Distância: 4 km NE)
Extinto o mosteiro a que a igreja pertencia, manteve-se esta que foi doada pelo bispo D. João Soares em 1557 ao Colégio Conventual dos Eremitas Calçados da Graça de Coimbra. Destaca-se a torre sineira quadrada, com remate de cobertura bolbosa.