De cariz rural, a Igreja Paroquial de Casal Comba é considerada como de transição entre o século XVII e XVIII, com o início da edificação no século XVII e o término no século seguinte.
Tem como orago o São Martinho.
A Igreja de São Martinho desenvolve-se na longitudinal com uma planta retangular, constituída por uma nave e capela-mor mais pequena e estreita.
Adossada ao templo na fachada esquerda e no mesmo plano da fachada principal, a torre sineira de dois pisos separados por um friso e terminada com uma cobertura bolbosa.
A fachada em empena triangular está delimitada por pilastras nos cunhais, com capitéis sobre os quais se levantam pináculos piramidais. Termina no vértice da empena com uma cruz latina.
Tem como rasgos o portal em moldura reta encimado por uma cimalha com friso e um janelão para iluminação do interior, a que se sobrepõe um nicho que alberga a imagem do São Martinho.
Este ponto está situado na localidade Casal Comba, na freguesia Casal Comba.
(Distância: 393 m S)
Uma localidade e freguesia criada a partir do nome de D. Maria da Comba. Esta prometeu a construção da igreja, promessa que cumpriu. Casal Comba pertenceu ao mosteiro de Arouca e posteriormente ao mosteiro de Lorvão. Recebeu em 1514 foral de D. Manuel I, sendo concelho até 1836.
(Distância: 1 km NE)
(Distância: 1 km NE)
(Distância: 1 km NE)
(Distância: 2 km NE)
A rua principal que atravessa a parte antiga e central da Mealhada, apenas para peões, com o antigo comércio e todas as residências ao seu redor, incluindo a Câmara Municipal. Dr. José Cerveira Lebre, cujo nome foi atribuído à rua, foi advogado, Chefe do Partido Progressista, Administrador do Concelho e Presidente da Câmara.
(Distância: 2 km NE)
Embora uma localidade proveniente do tempo romano, o topónimo surgiu na era medieval, derivado de "meada" por ser um local de encruzilhada de caminhos. Mealhada e Vacariça recebem, em 1514, o foral do rei D. Manuel, mantendo na época as terras que atualmente fazem o concelho, sob a jurisdição do bispo de Coimbra.
(Distância: 2 km NE)
A cidade de Mealhada é sede do concelho com o mesmo nome, pertencente ao distrito de Aveiro. É constituído por cinco freguesias independentes, Barcouço, Casal Comba, Luso, Pampilhosa e Vacariça, e uma união de três antigas freguesias, Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, que totalizam quase vinte mil habitantes em 2021.
(Distância: 2 km NE)
Situada na rua só para peões e entre prédios com que se confunde, a Capela de São Sebastião é uma edificação do século XVII, de 1621, com a reforma da fachada no século XVIII. Destaca-se o portal em arco abatido ladeado por pilastras onde assenta a cornija saliente alteada e encimada por um óculo polilobado.
(Distância: 2 km NE)
Dos poucos sobreviventes cine-teatros que se mantêm de pé, e este inclusivamente tendo sido restaurado em 2001, é uma iniciativa do empresário Messias Batista, sendo esta a denominação atribuída ao edifício. Destaca-se a fachada imponente e original e dominada por uma torre.
(Distância: 2 km NE)
Médico, professor e político, nasceu na Mealhada em 23 de agosto de 1819. Foi Presidente da Câmara de Coimbra de 1856 a 1857 e professor da Universidade de Coimbra e seu Reitor entre 1892 e 1898. Faleceu em 26 de Novembro de 1903, na Casa do Murtal, Mealhada.