Com a padroeira Santa Marinha desde a origem da Paróquia da Pampilhosa, manteve-se na mesma aquando da edificação do templo atual.
A igreja atual já corresponde a um segundo templo, cuja data de construção é atribuída ao século XVIII, acreditando-se que, e com base em documentos escritos, seja pelo menos do século XVII.
Nada sobrou, não restou qualquer vestígio mesmo do ponto de vista arquitetónico do primeiro templo, que remonta para o século XV. Sobre a atual igreja sabe-se muito pouco, os documentos simplesmente deixam concluir que no século XVII, além do altar da padroeira, tinha apenas dois altares, a Senhora do Rosário e o atual São José.
Desenvolvida longitudinalmente com uma planta retangular, é composta por nave retangular e capela-mor mais pequena e estreita. Adossada a este corpo, está a sacristia na perpendicular. Na fachada norte adossa-se igualmente e num plano um pouco recuado, a torre sineira, ligando-se de seguida os anexos.
A fachada principal em empena triangular é delimitada por cunhais apilastrados, o portal em verga reta é encimado por um nicho que alberga a imagem de Santa Marinha e sobrepõe-se um frontão triangular e, sobre este, uma janela quadrada.
Este ponto está situado na localidade Pampilhosa do Botão, na freguesia Pampilhosa.
(Distância: 406 m NW)
(Distância: 572 m W)
O Doutor Abel da Silva Lindo foi um médico muito conceituado em Pampilhosa onde nasceu em 23 de abril de 1904. Foi presidente da Câmara Municipal da Mealhada de 15 de setembro de 1959 até 11 de setembro de 1964 e faleceu no dia 15 de Julho de 1987.
(Distância: 691 m W)
(Distância: 738 m W)
(Distância: 950 m W)
A história da Pampilhosa tem o seu início em 1117. Em 1853 a freguesia da Pampilhosa integra-se no concelho da Mealhada sendo uma das menos povoadas. A passagem do comboio a partir de 1879 e a encruzilhada das duas linhas do Norte e da Beira Alta provocou um grande desenvolvimento desta vila.
(Distância: 2 km N)
(Distância: 3 km W)
Esta Estação da Mala-Posta, situada face à antiga Estrada Nacional 1 que liga Lisboa ao Porto, é um exemplo das estações utilizadas para descanso dos passageiros e troca dos cavalos, nas suas viagens entre Lisboa e Porto para entrega de correspondência e para transporte de passageiros.
(Distância: 3 km SW)
(Distância: 4 km N)
Extinto o mosteiro a que a igreja pertencia, manteve-se esta que foi doada pelo bispo D. João Soares em 1557 ao Colégio Conventual dos Eremitas Calçados da Graça de Coimbra. Destaca-se a torre sineira quadrada, com remate de cobertura bolbosa.
(Distância: 4 km N)
No ano 450 d.C. Vacariça era habitada pelos Eremitas de Santo Agostinho, não se encontrando na atualidade qualquer vestígio deste mosteiro. Recebeu foral de D. Manuel I em 1514, sendo então sede de concelho a que pertenceu Mealhada. Em 1837 a sede passou para Mealhada e Vacariça uma freguesia desse concelho.