Com um topónimo oriundo dos romanos em que "Villa Ventosa" é traduzido para Villae com um significado relativo a uma aglomeração popular em pequenas aldeias. Estes eram circundados por grandes propriedades rurais que perduraram durante séculos, agregados mais tarde à construção de igrejas locais, onde a comunidade ia prestar culto a Deus.
Com o aparecimento da povoação um pouco a perder-se no tempo, e em que as localidades mudam conforme as vontades, Ventosa do Bairro tem a sua aparição em documentos escritos de doação nos finais do século X, ao Mosteiro de Lorvão.
Entretanto no início do século XI, quando os muçulmanos foram expulsos da zona centro, no inventário que foi feito surge a indicação de que a Villa Ventosa, bem como outras suas vizinhas, pertenciam ao Mosteiro da Vacariça, que entretanto viria a pertencer à Sé de Coimbra, até à reforma administrativa por Mousinho da Silveira, em 1832.
Na reorganização administrativa de 2013 Ventosa do Bairro ficou agregada a Mealhada e Antes, formando a União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes com sede na primeira e representação nas restantes.
Este ponto está situado na localidade Ventosa do Bairro, na freguesia Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes.
(Distância: 52 m W)
(Distância: 63 m NW)
Dedicada a Nossa Senhora de Assunção, esta igreja teve o início da sua edificação em 1702, com intervenções realizadas no final desse século. Destaca-se a torre sineira adossada a sul no plano da fachada, terminada em coruchéu piramidal.
(Distância: 78 m NW)
(Distância: 106 m NW)
(Distância: 129 m SW)
(Distância: 130 m SE)
(Distância: 142 m SE)
(Distância: 1 km NW)
Existe uma pequena fonte junto da capela e no mesmo recinto, com um painel de azulejos alusivo a Nossa Senhora da Esperança.
(Distância: 2 km S)
A Igreja Paroquial de Antes substituiu uma capela anterior, ambas dedicadas a São Pedro. Esta igreja remonta a 1626, segundo uma placa existente no interior, sendo grande parte da sua história recuperada recorrendo às memórias dos habitantes mais antigos.
(Distância: 2 km S)
Esta capela está denominada no património religioso da Mealhada como "Antiga Capela Particular", um edifício do século XVIII, sendo seu o fundador D. Bártolo, Capitão da Marinha, e pertencendo à sua casa residencial.