Uma história de uma localidade, em alguns casos, é absorvida pela influência dos mosteiros ou conventos, que neste caso se inclina para o Mosteiro de Vacariça.
Esta influência remonta ao ano 450 d.C., em que Vacariça era habitada pelos Eremitas de Santo Agostinho, não se encontrando na atualidade qualquer vestígio deste mosteiro.
Designado por São Vicente, este mosteiro foi edificado em 541, sendo considerado um dos mais ricos da Lusitânia. No entanto a primeira referência de Vacariça deu-se somente no ano 1002, numa doação registada no Livro Preto da Sé de Coimbra.
O outro grande testemunho histórico de Vacariça deu-se em 1514 ao receber o foral do rei D. Manuel, quando a localidade já era Couto, tendo como freguesias as de Mealhada, Luso e a própria Vacariça. O concelho de Vacariça manteve-se assim até ao ano de 1837, havendo então a troca de sede concelhia para Mealhada, a que passou a pertencer.
Este ponto está situado na localidade Vacariça, na freguesia Vacariça.
(Distância: 58 m S)
Extinto o mosteiro a que a igreja pertencia, manteve-se esta que foi doada pelo bispo D. João Soares em 1557 ao Colégio Conventual dos Eremitas Calçados da Graça de Coimbra. Destaca-se a torre sineira quadrada, com remate de cobertura bolbosa.
(Distância: 59 m NE)
Um Solar importante na vida de Vacariça, como casa Senhorial agrícola, de vastas terras agrícolas, remonta ao século XVI, tendo sofrido ampliações nos séculos XVIII e XIX. A Quinta do Cruzeiro anexa ao Solar foi vendida à Sociedade das Águas de Luso em 1941, de onde sai a água engarrafada do Cruzeiro.
(Distância: 66 m NE)
Situado no Largo de Visconde de Valdoeiro, mesmo em frente ao portão do Solar de Vacariça, o Cruzeiro de Vacariça é composto pelo fuste sobre uma base quadrada e dois degraus também quadrados. No topo, podemos ver o brasão da vila e uma esfera armilar.
(Distância: 1 km NE)
Os moinhos de água ou azenhas que aqui se situavam foram recuperados e o espaço foi adaptado a espaço de lazer.
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km E)
(Distância: 3 km NE)
(Distância: 3 km NE)
(Distância: 3 km E)
A Mata do Bussaco ou do Buçaco deve-se à Ordem dos Carmelitas Descalços por quem foi plantada no século XVII, que também originou a construção do Convento de Santa Cruz do Bussaco, destinado a albergar a Ordem. Uma mata que merece uma visita demorada também pelas ermidas, Via Sacra, portas, fontes e museu.