Com um topónimo cuja origem gera dúvidas provocando várias opiniões em que um deles, afirma-se que deriva do Árabe "bárr" com significado de campo, e "causon"relativo a arco, referindo-se por isso a um "Campo do Arco". Uma outra opinião indica que Barcouço é um derivado medieval que significa "Barco", com o sufixo "ouço", sendo que esta ideia se relaciona ao riacho existente na freguesia, mesmo que não seja navegável não é impeditivo para o topónimo.
Se o topónimo gera divisões de opinião, o mesmo não acontece quanto à antiguidade em que, e segundo os documentos, a prova está na Igreja da Senhora do Ó, sendo que a atual é uma terceira versão e, no perímetro da primeira, foram encontrados vestígios arqueológicos que remontam ao tempo romano.
Com uma certa independência eclesiástica e administrativa, Barcouço cedo dá nas vistas ao ser elevada a concelho, criado na Idade Média de princípio Senhorial, e que viria a ser extinto em 1834. Com esta extinção, a freguesia viria a incorporada no concelho de Ançã.
Com a reforma administrativa, o concelho de Ançã igualmente foi extinto, passando Barcouço para o concelho de Mealhada, no qual se manteve até agora.
Este ponto está situado na localidade Barcouço, na freguesia Barcouço.
(Distância: 103 m E)
A Igreja Paroquial de Barcouço foi construída no século XVII e reformada nos seguintes. Em 1917 ocorre um incêndio provocando a destruição total do interior e restando apenas a parte arquitetónica. Salienta-se a torre sineira adossada à capela-mor em vez da fachada frontal como é habitual.
(Distância: 645 m E)
Uma capela situada numa bifurcação de estrada de Santa Luzia com a rua de São Tomé, situando-se a edificação no ano de 1600. Salienta-se um alpendre coberto de telhado e assente sobre seis colunas com abertura no meio para entrada.
(Distância: 692 m E)
(Distância: 3 km NE)
(Distância: 4 km N)
(Distância: 4 km NE)
Esta Estação da Mala-Posta, situada face à antiga Estrada Nacional 1 que liga Lisboa ao Porto, é um exemplo das estações utilizadas para descanso dos passageiros e troca dos cavalos, nas suas viagens entre Lisboa e Porto para entrega de correspondência e para transporte de passageiros.
(Distância: 4 km N)
(Distância: 5 km N)
(Distância: 5 km SW)
(Distância: 5 km SW)