×
Pontos de Interesse no Concelho de Lamego
Fonte do Largo da Junta de Freguesia (Lalim)
Fonte situada ao lado da Junta de Freguesia, duas bicas vertem água para um tanque retangular, saídas de um espaldar ladeado por grossas pilastras encimadas por pináculos piramidais e uma cruz ao centro.
Fonte Monumental O Lamego (Lamego)
Uma fonte do 1830 que inicialmente estava no antigo Campo do Tablado, onde é agora o Jardim da República, foi em 1923 desmontada, reerguida no ano seguinte no local atual e concluída em 1928.
Igreja da aldeia (Melcões)
A igreja, dedicada a São Silvestre, construída e revestida na sua totalidade em pedra, tem três altares, com a imagem do Santo Padroeiro no altar-mor.
Igreja de Nossa Senhora do Pranto (Póvoa)
Uma capela em que se destaca a sineira terminada por uma cruz ladeada por pináculos piramidais terminados em esferas. Possui um sistema sonoro no local dos sinos. A fachada da capela é aberta pela porta em arco perfeito encimada por um óculo circular.
Igreja de Santa Maria de Almacave (Lamego)
Construído próximo da necrópole árabe Macab (daí o nome derivar em Almacave), este templo é uma construção românica do século XIII. Reza a história que se realizaram neste templo as primeiras cortes do Reino de Portugal, em 1143.
Igreja do Cemitério de Santa Cruz (Lamego)
Igreja situada junto do cemitério, destaca-se a fachada composta por porta encimada por um janelão formando ambas as aberturas um conjunto. A base da porta é ladeada por dois óculos circulares e a fachada termina com um frontão contra-curvado.
Igreja do Mosteiro das Chagas (Lamego)
O Convento das Chagas iniciou no século XVI com sete clarissas que chegaram do Convento da Madre de Deus de Monchique, no Porto.
Igreja e Convento de Santa Cruz (Lamego)
A primeira pedra do Convento foi lançada no ano de 1596 pelo lamecense Doutor Lourenço Mourão Homem.
Igreja Matriz de Bigorne (Bigorne)
Igreja de planta longitudinal com nave e capela-mor e anexos à esquerda. Destaca-se a grande sineira separada da igreja e à frente da fachada frontal. A fachada é aberta pela porta encimada por um nicho, com a empena ladeada por pináculos piramidais.
Jardim da República (Lamego)
Um jardim no centro da cidade, local ideal para passeio, jogos e descanso, com muitas árvores, bancos e ainda um coreto para representações teatrais ou musicais.