Este ponto está situado na localidade Paço, na freguesia Ferreiros de Avões.
(Distância: 1 km NE)
Uma das maiores freguesias do concelho em população e em área, contava 2066 habitantes em 2011 depois de ter mais de 4700 em 1940. Aqui passava uma via dos Caminhos de Santiago, existindo para isso uma albergaria medieval junto da nascente do rio.
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km W)
Um documento referencia a passagem dos Templários em Avões entre os séculos XII e XIV e há documentos dos séculos XVII e XVIII a referirem a Paróquia de Avões. A freguesia contava 619 habitantes em 2011, não havendo grande variação desde 1940.
(Distância: 2 km S)
O Convento das Chagas iniciou no século XVI com sete clarissas que chegaram do Convento da Madre de Deus de Monchique, no Porto.
(Distância: 2 km S)
Morada: Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira - 5100-150 Lamego
(Distância: 2 km S)
Um jardim no centro da cidade, local ideal para passeio, jogos e descanso, com muitas árvores, bancos e ainda um coreto para representações teatrais ou musicais.
(Distância: 2 km SE)
Cruzeiro com o fuste circular assente sobre uma base quadrada protegida por pilares. A cruz, mostrando Cristo Crucificado de um lado e Nossa Senhora do outro, é muito decorada. Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.
(Distância: 2 km S)
Uma fonte do 1830 que inicialmente estava no antigo Campo do Tablado, onde é agora o Jardim da República, foi em 1923 desmontada, reerguida no ano seguinte no local atual e concluída em 1928.
(Distância: 2 km S)
Do primitivo castelo destacam-se a Alcáçova com a Torre de Menagem, a cisterna abobadada e duas portas, a dos Fogos e a do Sol. Serviu de Paços do Concelho durante os séculos XVI e XVII.
(Distância: 2 km S)
Construído próximo da necrópole árabe Macab (daí o nome derivar em Almacave), este templo é uma construção românica do século XIII. Reza a história que se realizaram neste templo as primeiras cortes do Reino de Portugal, em 1143.