(Distância: 1 km E)
Uma freguesia com 916 habitantes em 2011, foi vila e sede de concelho entre 1514 e 1836. Dados os terrenos férteis e o bom clima, presume-se que tenha sido habitada desde a época romana. Foi repovoada nos séculos IX a XI.
(Distância: 1 km SW)
A freguesia de Ferreiros de Avões, ou simplesmente Ferreiros, contava 509 habitantes em 2011, tendo reduzido dos 837 em 1960. Já foi concelho, mas dependente de Lamego.
(Distância: 2 km SE)
Tendo entrado em funcionamento em 1976, é utilizada para produção de eletricidade, com uma potência total instalada de 24,7 MW, para desporto náutico e para pesca.
(Distância: 3 km W)
(Distância: 3 km SE)
A Capela de São Pedro de Balsemão é referida como tendo origem visigótica, no entanto a origem é também apontada para uma época próxima do século XII. Está integrada num solar do século XVII.
(Distância: 3 km S)
Cruzeiro com o fuste circular assente sobre uma base quadrada protegida por pilares. A cruz, mostrando Cristo Crucificado de um lado e Nossa Senhora do outro, é muito decorada. Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.
(Distância: 3 km W)
Um documento referencia a passagem dos Templários em Avões entre os séculos XII e XIV e há documentos dos séculos XVII e XVIII a referirem a Paróquia de Avões. A freguesia contava 619 habitantes em 2011, não havendo grande variação desde 1940.
(Distância: 3 km S)
O Convento das Chagas iniciou no século XVI com sete clarissas que chegaram do Convento da Madre de Deus de Monchique, no Porto.
(Distância: 3 km S)
Morada: Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira - 5100-150 Lamego
(Distância: 3 km S)
Um jardim no centro da cidade, local ideal para passeio, jogos e descanso, com muitas árvores, bancos e ainda um coreto para representações teatrais ou musicais.