(Distância: 2 km W)
A Capela de São Pedro de Balsemão é referida como tendo origem visigótica, no entanto a origem é também apontada para uma época próxima do século XII. Está integrada num solar do século XVII.
(Distância: 2 km SE)
Dedicada a Nossa Senhora da Piedade, destaca-se a talha barroca do retábulo-mor e em especial o sacrário, tal como os dourados e entalhamentos dos altares laterais.
(Distância: 2 km SE)
Queimadela é referenciada no reinado de D. Afonso Henriques e depois nas inquirições de D. Afonso III e de D. Dinis. No tempo deste último rei, Queimadela e Figueira, do vizinho concelho de Lamego, formavam uma única freguesia pertencente a Lamego.
(Distância: 2 km E)
Igreja de São Pedro, Matriz de Queimada, é uma igreja renascentista de nave e capela-mor com a sineira adossada no lado direito, num plano recuado e sacristia no lado esquerdo.
(Distância: 2 km NW)
Tendo entrado em funcionamento em 1976, é utilizada para produção de eletricidade, com uma potência total instalada de 24,7 MW, para desporto náutico e para pesca.
(Distância: 2 km NE)
Capela de planta retangular com três naves, o portal em arco quebrado é a única abertura na fachada principal que é terminada numa cruz. A paisagem à volta do local é impressionante.
(Distância: 3 km NE)
Um parque de merendas com diversas mesas e bancos, situado junto da capela com o mesmo nome e no meio de uma paisagem magnífica sobre toda a área em volta.
(Distância: 3 km S)
Uma freguesia com 405 habitantes em 2011, tinha mais do dobro de habitantes (897) em 1940, tendo reduzido a população desde aí.
(Distância: 3 km W)
Cruzeiro com o fuste circular assente sobre uma base quadrada protegida por pilares. A cruz, mostrando Cristo Crucificado de um lado e Nossa Senhora do outro, é muito decorada. Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.
(Distância: 3 km NW)
Uma freguesia com 916 habitantes em 2011, foi vila e sede de concelho entre 1514 e 1836. Dados os terrenos férteis e o bom clima, presume-se que tenha sido habitada desde a época romana. Foi repovoada nos séculos IX a XI.