×
Pontos de Interesse no Concelho de Lamego
Castelo de Lamego (Lamego)
Do primitivo castelo destacam-se a Alcáçova com a Torre de Menagem, a cisterna abobadada e duas portas, a dos Fogos e a do Sol. Serviu de Paços do Concelho durante os séculos XVI e XVII.
Chafariz da Ponte (Lamego)
Situado no Largo do Chafariz, tem duas bicas que vertem água para um tanque retangular. O espaldar contém o brasão português coroado e termina em ameias.
Convento de Santo António de Ferreirim (Vila Meã)
Este convento masculino foi fundado no século XVI, uma construção em estilo manuelino de que ainda existe o pórtico da igreja. Em 1834 a igreja passou a ser a igreja paroquial e está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1944.
Cruzeiro de Lamego (Lamego)
Cruzeiro com o fuste circular assente sobre uma base quadrada protegida por pilares. A cruz, mostrando Cristo Crucificado de um lado e Nossa Senhora do outro, é muito decorada. Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.
Escadaria de Nossa Senhora dos Remédios (Lamego)
Esta escadaria, com cerca de 500 metros de extensão e 686 degraus, antecede o Santuário que lhe dá o nome, ligando-o ao centro da cidade de Lamego. Em nove lances, está ladeada por diversas capelas, estátuas, fontes e obeliscos.
Fonte da Carquejeira (Lamego)
Uma fonte de espaldar, situada no beco da rua com o mesmo nome, duas bicas vertem água para um tanque retangular. O espaldar é simples, sem decoração, encimado por um friso.
Fonte do Desterro (Lamego)
Uma fonte em que no espaldar está uma placa oval com a indicação de "CM 1877", a data da sua construção num local um pouco à frente do atual. Foi para aqui levada no início da década de 1990 para o alargamento da rua.
Fonte do Espírito Santo (Lamego)
Fonte situada ao lado da Capela do Espirito Santo, esteve no início do Largo de Camões sendo transferida para este local em 1928. Duas bicas vertem água de nascente para o tanque e tem ao centro do espaldar o escudo de Lamego com a data de 1906.