×
Pontos de Interesse no Concelho de Elvas
Igreja de São Martinho (Elvas)
Este templo foi construído em homenagem ao Santo por iniciativa dos populares, devido a estes terem encontrado a imagem junto da muralha islâmica, em 1515.
Igreja de São Pedro (Elvas)
Esta igreja foi edificada logo a seguir à conquista Cristã, em 1229, sobre parte da muralha islâmica, a qual foi aproveitada para implantar nela a torre sineira.
Igreja do Salvador (Elvas)
Este templo religioso foi umas das primeiras igrejas a serem construídas na Elvas cristã. Edificada no século XIII, foi padroado de Nuno Álvares Pereira.
Igreja e Antigo Hospital da Misericórdia (Elvas)
Tanto a igreja como o hospital e a sede da Santa Casa da Misericórdia são do século XVI, tendo surgido a sede nos anos 1501 e 1502 e depois o hospital.
Igreja Matriz de São João Batista (Vila Boim)
Sem mais informações além da dedicação, São João Batista, destaca-se a torre sineira à esquerda da fachada e uma segunda sineira à direita, sobre o telhado, ambas recuadas em relação à fachada principal. Esta segunda sineira inclui um relógio. O adro da igreja é circundado por uma guarda de ferro.
Igreja Paroquial de Barbacena (Barbacena)
Neste templo, da corrente renascentista é o portal e a cornija, sendo o altar-mor da corrente do barroco que constitui o elemento mais distinto desta Igreja. A edificação desta igreja realizou-se no século XVI, sendo esta uma reconstrução do templo cuja primitiva edificação aponta para o século XIII.
Igreja Paroquial de São Brás (São Brás)
A Igreja de São Brás foi referenciada pela primeira vez no século XVI, embora a igreja possa remontar a um tempo anterior. A fachada principal é antecedida por um alpendre sobre duas colunas e por um cruzeiro. Termina com a sineira e uma cruz.
Igreja Paroquial de São Lourenço (São Lourenço)
Segundo as Inquirições Paroquiais, há indicação de que a Paróquia existente se baseava na ermida com o mesmo nome de São Lourenço, já referenciada em 1486. Na fachada principal, o portal em vão reto é encimado no vértice pela sineira em arco de volta perfeita, com a sineta.
Igreja Paroquial de São Vicente (São Vicente)
Segundo as Inquirições Paroquiais, esta Igreja de São Vicente é da década de oitenta do século XVI, mais exatamente do ano de 1586. Destaca-se a fachada principal dividida em dois panos por um friso saliente, sendo a parte inferior a restaurada e a superior o acréscimo.
Igreja Paroquial de Terrugem (Terrugem)
A única referência a este igreja está nas Inquirições Paroquiais, em que como Paróquia já existia em 1534. Na fachada principal destaca-se o remate curvilíneo e o portal em vão reto ladeado por duas colunas em que assenta um frontão curvilíneo ladeado por pináculos de plintos com pinhas.