Também conhecida como Fonte do Castelo, uma homenagem ao Castelo de que por perto se situavam as muralhas, e que atualmente não existem. A outra denominação se deve ao nome que a localidade tinha inicialmente, dado pelos árabes.
No género da fonte de mergulho, em que o poço se situa abaixo do nível da estrada, tem acesso por meia dúzia de degraus. Na superfície, precisamente em cima do poço, existe uma bomba de manípulo, para puxar a água.
Um espaço criado pelos árabes e bem recuperado, como também da nostalgia do tempo em que os quintais das pequenas localidades, como as vilas e aldeias, usam bombas, primeiro manuais e depois elétricas.
Este ponto está situado na localidade Vila Boim, na freguesia Terrugem e Vila Boim.
(Distância: 68 m NW)
Sem mais informações além do santo protetor, a data de construção da Igreja de São Francisco aponta o ano de 1741. A fachada principal termina em frontão contracurvado, ladeada à direita pela torre sineira quadrada.
(Distância: 136 m W)
Sem mais informações além da dedicação, São João Batista, destaca-se a torre sineira à esquerda da fachada e uma segunda sineira à direita, sobre o telhado, ambas recuadas em relação à fachada principal. Esta segunda sineira inclui um relógio. O adro da igreja é circundado por uma guarda de ferro.
(Distância: 140 m W)
(Distância: 230 m NE)
Vila Boim é documentada ainda com a presença dos muçulmanos no território, sendo que estes a batizaram de Moçarava, tendo ocupação anterior na pré-história e na era romana a partir do século II a.C. Após a saída dos árabes mudou de nome para Aboim e finalmente para Vila Boim.
(Distância: 256 m NW)
(Distância: 258 m NW)
(Distância: 277 m W)
(Distância: 281 m N)
(Distância: 283 m SW)
(Distância: 313 m SW)