Por consequência, a população começou a aumentar, começando a sair das primeiras muralhas e ficando à mercê de um saque de qualquer invasor.
Com esta situação, surgiu uma segunda muralha com um maior perímetro que envolvesse toda a população da altura. E assim surgiu esta muralha no século XII.
Este ponto está situado na localidade Elvas, na freguesia Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.
(Distância: 38 m W)
Datada do século XIII, foi construída num local onde se encontrava uma mesquita. Desde o século XVI até ao século XIX, o templo sofreu várias modificações até ao atual. A capela-mor original é setecentista e as laterais, de talha dourada, são do século XVII.
(Distância: 90 m SW)
Do século XIX, é de arquitetura romântica. Inicialmente teve como nome a Porta de Tempre, em referência ao combate da Ordem do Templo contra os Mouros, tendo rompido a muralha por este lado.
(Distância: 92 m N)
Fortificação Islâmica, foi reconstruído nos séculos XIII e XIV, tomando só no século XVI a atual forma. Foi testemunho de grandes acontecimentos, como por exemplo tratados de paz.
(Distância: 110 m SW)
As obras da igreja duraram catorze anos, começaram em 1543 e terminaram em 1557, sobre uma outra com o nome de Madalena. O convento foi fundado em 1528.
(Distância: 115 m E)
Templo do início do séc. XVIII, demorou dezoito anos a concluir, contudo os acabamentos terminaram em 1761, data da inscrição na porta.
(Distância: 118 m SW)
Pelourinho datado do século XVI, sendo este uma réplica do original, apareceu em Elvas sinónimo de autoridade e exposição.
(Distância: 122 m E)
(Distância: 129 m SW)
No centro histórico de Elvas e próximo da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, a edificação situa-se no século XX, mais concretamente no ano de 1930, no lugar onde existia o Convento das Domínicas.
(Distância: 131 m NE)
Os Quartéis de Corujeira são um aquartelamento de militares do século XVII. Sendo este quartel o primeiro, há que salientar as armas portuguesas do Rei na fachada principal.
(Distância: 149 m NE)
Foi fundada pelos cavaleiros da Ordem do Hospital aquando da conquista da cidade, ficando pertença da Ordem dos Hospitalários e passando depois à comenda da Ordem de Malta.