Sem mais informações além do santo protetor, a data de construção da Igreja de São Francisco aponta o ano de 1741.
A desenvolver-se na longitudinal e orientada a poente, tem uma planta retangular composta por uma só nave.
A fachada principal termina em frontão contracurvado ladeada à direita pela torre sineira quadrada.
A fachada está delimitada por colunas duplas, de dois registos separados por um friso. No registo inferior encontra-se o portal em vão reto, sendo o superior aberto por um janelão retangular também de vão reto.
Antecede a entrada uma escada de três degraus e uma rampa.
Este ponto está situado na localidade Vila Boim, na freguesia Terrugem e Vila Boim.
(Distância: 68 m SE)
Também conhecida como Fonte do Castelo, uma homenagem ao Castelo de que por perto se situavam as muralhas e que atualmente não existem. Uma fonte de mergulho, o poço situa-se abaixo do nível da estrada com acesso por meia dúzia de degraus, com uma bomba por cima do poço para tirar água.
(Distância: 87 m W)
(Distância: 115 m SW)
Sem mais informações além da dedicação, São João Batista, destaca-se a torre sineira à esquerda da fachada e uma segunda sineira à direita, sobre o telhado, ambas recuadas em relação à fachada principal. Esta segunda sineira inclui um relógio. O adro da igreja é circundado por uma guarda de ferro.
(Distância: 189 m NW)
(Distância: 197 m W)
(Distância: 222 m W)
(Distância: 226 m N)
(Distância: 259 m E)
Vila Boim é documentada ainda com a presença dos muçulmanos no território, sendo que estes a batizaram de Moçarava, tendo ocupação anterior na pré-história e na era romana a partir do século II a.C. Após a saída dos árabes mudou de nome para Aboim e finalmente para Vila Boim.
(Distância: 270 m W)
(Distância: 292 m W)