A sua proximidade com Elvas, um verdadeiro centro pré-histórico, torna ainda mais profunda e rica a história de Santa Eulália, uma das freguesias favorecidas com esses povos, espalhando pelo seu território verdadeiros Monumentos Megalíticos.
Uma localidade que teve a ocupação daqueles povos, a estes seguem-se os romanos e depois os visigodos, com cada um deles a deixar rastos da sua presença.
A sua localização leva a que a povoação islâmica se mantenha neste local até meados do século XIII, altura em que se deu a conquista do território pelos cristãos.
Entra-se na Idade Média e, uma vez mais, a localização tornou-se essencial, não desta vez com os árabes mas com os vizinhos espanhóis, tornando-se numa pequena aldeia fortificada.
No século XVII foram construídas novas fortificações, mas tudo indica que foram destruídas no decorrer dos tempos, com ajuda, inclusivamente, da Guerra da Restauração. Nada sobrou ou restou qualquer pano de muralhas seiscentista até aos nossos dias. O século XVIII foi a recuperação demográfica da população, que se dedicou à agricultura, extração de granito e confeção de vestuário tipicamente alentejano.
Este ponto está situado na localidade Santa Eulália, na freguesia Santa Eulália.
(Distância: 28 m W)
(Distância: 39 m SW)
Esta igreja é uma construção ou reconstrução do século XVII, uma vez que a igreja primitiva teve a sua fundação entre os séculos XIV e XV. Destaca-se a lateral esquerda que apresenta uma varanda com guarda de alvenaria assente sobre um arco de volta perfeita, pela qual se tem acesso ao interior da nave.
(Distância: 167 m NW)
Situada no cruzamento da rua de São João com a rua de Sebastião Tenório, a Capela de São João mostra a fachada aberta pela porta ladeada por duas janelas, todas em moldura retangular, e sobreposta de uma janela redonda. O tímpano é sobreposto pela sineira que termina com a cruz.
(Distância: 272 m S)
(Distância: 333 m S)
Numa terra alentejana que se preze em que a tauromaquia é senhor e rei a existência de uma praça de touros não é de estranhar, sendo a praça bem cuidada para que possa receber espetáculos. Assim mantém a tradição de mais de cento e vinte anos.
(Distância: 336 m S)
(Distância: 432 m W)
(Distância: 547 m NE)
(Distância: 570 m NE)
(Distância: 700 m NW)