Terrugem está referenciada como a mais antiga povoação no foral concedido a Vila Viçosa, dado pelo rei D. Afonso III em 1270, com a denominação de Turigiam. Terrugem também surgiu no passado como Taruga, Tarruja, Tarrugem e Terruge.
No entanto a localidade recua aos primórdios da presença humana na Terra, com a confirmação de Monumentos Megalíticos na região periférica, crendo-se que esta presença corresponda entre 4.000 a 1800 a.C.
A presença dos Visigodos também se fez sentir como uma Vila da época imperial, com colunas, mosaicos, possíveis termas e uma necrópole associada. Onde o homem pré-histórico e o visigodo estiveram, os romanos deram continuação da presença no território, em que o domínio destes se fez sentir entre os anos 202 e 139 a.C.
Terrugem percorreu a Idade Média na sua plenitude e simplicidade de um povo trabalhador, tentando manter as suas histórias que perfazem a verdadeira história de Terrugem.
Pela reforma administrativa de 2013, as antigas freguesias de Terrugem e Vila Boim ficaram agregadas, formando a União das Freguesias de Terrugem e Vila Boim com sede na primeira e representação na segunda.
Este ponto está situado na localidade Terrugem, na freguesia Terrugem e Vila Boim.
(Distância: 45 m W)
(Distância: 48 m N)
(Distância: 68 m W)
(Distância: 100 m W)
Numa zona em que a tauromaquia é rei, é uma caraterística de se viajar pelo Alentejo em quase cada localidade se encontrar uma praça de touros. Embora habitual estas estarem um pouco afastadas da localidade, neste caso o casario está a contornar a praça devido ao crescimento populacional.
(Distância: 108 m NW)
(Distância: 120 m NW)
(Distância: 135 m NW)
(Distância: 148 m N)
(Distância: 158 m N)
(Distância: 224 m SW)
A única referência a este igreja está nas Inquirições Paroquiais, em que como Paróquia já existia em 1534. Na fachada principal destaca-se o remate curvilíneo e o portal em vão reto ladeado por duas colunas em que assenta um frontão curvilíneo ladeado por pináculos de plintos com pinhas.