×
Pontos de Interesse no Concelho de Elvas
Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Elvas)
A Sé de Elvas, teve o início das suas obras em 1517 e abriu ao culto em 1537. Construção de Francisco de Arruda, que também trabalhava ao mesmo tempo no Aqueduto da Amoreira.
Igreja de Nossa Senhora da Nazaré (Elvas)
Situada perto do Aqueduto da Amoreira, teve uma primitiva construção nos finais do século XVI, tendo sido demolida no século XIX no âmbito das Invasões Francesas. A atual é uma reconstrução do século XVIII, seguindo o modelo inicial. É composta por uma única nave circular e capela-mor circular.
Igreja de Nossa Senhora das Dores (Elvas)
A atual igreja foi iniciada em 1780 e terminada em 1796, no local onde estava a Igreja de Santa Maria Madalena com a sua albergaria e hospital, datadas de 1278.
Igreja de Nossa Senhora do Paço (Barbacena)
Uma instituição que se edificou na década de trinta do século XX, contemplando a Igreja de Nossa Senhora do Paço com a instituição da Congregação das Irmãs Concepcionistas. Salienta-se as duas sineiras a ladear a empena, a da direita incluindo um relógio.
Igreja de Santa Eulália (Santa Eulália)
Esta igreja é uma construção ou reconstrução do século XVII, uma vez que a igreja primitiva teve a sua fundação entre os séculos XIV e XV. Destaca-se a lateral esquerda que apresenta uma varanda com guarda de alvenaria assente sobre um arco de volta perfeita, pela qual se tem acesso ao interior da nave.
Igreja de Santa Maria de Alcáçova (Elvas)
Datada do século XIII, foi construída num local onde se encontrava uma mesquita. Desde o século XVI até ao século XIX, o templo sofreu várias modificações até ao atual. A capela-mor original é setecentista e as laterais, de talha dourada, são do século XVII.
Igreja de São Francisco (Vila Boim)
Sem mais informações além do santo protetor, a data de construção da Igreja de São Francisco aponta o ano de 1741. A fachada principal termina em frontão contracurvado, ladeada à direita pela torre sineira quadrada.
Igreja de São João da Corujeira (Elvas)
Foi fundada pelos cavaleiros da Ordem do Hospital aquando da conquista da cidade, ficando pertença da Ordem dos Hospitalários e passando depois à comenda da Ordem de Malta.
Igreja de São Lourenço (Elvas)
Esta capela já está referenciada em 1332, ou seja, a sua construção terá sido entre os séculos XIII e XIV.