×
Pontos de Interesse no Concelho de Elvas
Fonte Moçarava (Vila Boim)
Também conhecida como Fonte do Castelo, uma homenagem ao Castelo de que por perto se situavam as muralhas e que atualmente não existem. Uma fonte de mergulho, o poço situa-se abaixo do nível da estrada com acesso por meia dúzia de degraus, com uma bomba por cima do poço para tirar água.
Forte de Nossa Senhora da Graça (Elvas)
Localizado no topo de uma colina rochosa a poucos centras de metros a norte de Elvas, eleva-se o Forte de Nossa Senhora da Graça ou Forte da Graça, uma obra de arquitetura militar construída entre 1762 e 1767, sob autoria do Conde Frederico Guilherme Ernesto.
Forte de Santa Luzia (Elvas)
O Forte de Santa Luzia está situado a quatrocentos metros a sul da cidade, num pequeno outeiro, sendo a época de edificação entre os séculos XVII e XIX. No século XVIII o forte esteve à prova mais uma vez, conseguindo repelir o forte ataque pelo Marquês de Bay e a sua artilharia.
Fortim de São Mamede (Elvas)
Situado próximo do Forte de Santa Luzia, o Fortim de São Mamede foi edificado entre os séculos XVIII e XIX num pequeno outeiro com o mesmo nome, onde existiu na Idade Média um templo dessa invocação. Está classificado como Monumento Nacional desde 1940 e como Património da Unesco desde 2012.
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco (Elvas)
Templo do início do séc. XVIII, demorou dezoito anos a concluir, contudo os acabamentos terminaram em 1761, data da inscrição na porta.
Igreja das Domínicas (Elvas)
As obras da igreja duraram catorze anos, começaram em 1543 e terminaram em 1557, sobre uma outra com o nome de Madalena. O convento foi fundado em 1528.
Igreja da Senhora da Boa Fé (Elvas)
A história conjunta destas duas freguesias de São Vicente e Ventosa faz-se sentir a partir do ano de 1859, cada uma teve a sua importância tanto no território como na densidade populacional, a de São Vicente com a sua população e a de Ventosa com as suas herdades.