×
Pontos de Interesse no Concelho de Elvas
Estátua de D. Manuel I (Elvas)
Esta estátua é uma homenagem devida à gratidão dos elvenses a D. Manuel I, por ter concedido o foral a Elvas. Nasceu em Alcochete no ano de 1469, e herdou o trono de Portugal por falta de descendentes, após o falecimento do primo, o rei D. João II. Como tal e desde então apelidaram-no de Venturoso.
Fonte da Alameda (Elvas)
Uma fonte situada à entrada do cemitério anexo ao Arquivo Histórico Municipal de Elvas, faz parte de um conjunto que surgiu após a inauguração do Aqueduto em 1622. Em 1811 a Fonte da Alameda, inicialmente no Jardim Municipal, foi desmontada para, somente em 1844, ser montada no local atual.
Fonte da Misericórdia (Elvas)
Fonte construída no ano 1622, sob o traço do arquiteto da Casa Real. Construída no Largo da Misericórdia, em 1951 a fonte foi mudada para o atual Largo Vinte e Cinco de Abril. No interior do templete encontra-se a estátua equestre de D. Sancho II, com as armas de Portugal.
Fonte de Nossa Senhora da Nazaré (Barbacena)
Esta elegante fonte, de seu nome Nossa Senhora da Nazaré, o mesmo nome da capela existente por trás, é uma fonte do século XX, com a construção compreendida entre os anos de 1935 e 1936. Apresenta ao centro uma carranca que verte água para um tanque curvo.
Fonte de São Lourenço (Elvas)
Mandada construir na segunda metade do séc. XVIII, está situada no mesmo local onde já existia uma outra fonte de S. Lourenço, esta seiscentista.
Fonte de São Vicente (Elvas)
Esta fonte seiscentista, do ano de 1628, faz parte da rede de água do Aqueduto da Amoreira.