×
Pontos de Interesse no Concelho de Portel
Igreja de São Lourenço (Alqueva)
A Igreja de São Lourenço de Alqueva é a Igreja Paroquial e da qual há pouca informação cronológica, apenas apoiada pelas Inquirições Paroquiais. Uma fundação que aponta para o século XIII, sendo que da original nada resta, em consequências das várias campanhas de obras que se realizaram pelo menos em 1534.
Igreja de São Pedro (Vera Cruz)
No interior desta Igreja de Vera Cruz de Marmelar ou Igreja do Santo Lenho está um relicário com um fragmento de madeira que se diz ter pertencido à cruz de Cristo, e que foi trazido de Jerusalém, nos finais do século XIII, por D. Afonso Pires Farinha.
Igreja Matriz de Monte do Trigo (Monte do Trigo)
Acredita-se que a Igreja Matriz de Monte do Trigo, Igreja de São Julião, remonta ao primitivo edifício da época medieval, sendo substituído por um outro do século XVI. A atual Igreja é uma edificação do século XX, desaparecendo as suas memórias históricas e cronológicas.
Igreja Matriz de Nossa Senhora das Neves (Amieira)
Num cenário rural e isolado, da pequena Igreja de Nossa Senhora das Neves só se sabe que é uma edificação do século XVI. A fachada principal em empena truncada remata na sineira em arco de volta perfeita, com sino, a que se sobrepõe um cruz latina.
Igreja Matriz de Portel (Portel)
A Igreja Matriz de Portel é uma edificação do século XVIII, vindo substituir a primitiva de fundação medieval que remonta ao ano de 1532 e consagrada à Senhora da Alagoa. Destaca-se as duas torres sineiras nos dois lados da fachada e o portal principal em arco abatido e ladeado por duas colunas.
Igreja Matriz de Santa Ana (Santana)
É da época medieval que a igreja tem a sua proveniência de uma capela, da qual subsiste o primitivo portal axial. Teve obras de remodelação e melhoramentos a partir do século XVI. Destaca-se a fachada antecedida por um nártex encimado por um relógio e um varandim.
Igreja Paroquial de Oriola (Oriola)
Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, é um templo do século XXI, em substituição da antiga que ficou separada da aldeia, devido à albufeira da barragem de Alvito. A fachada principal quadrada apresenta um portal de verga reta e, adossada no lado direito e no mesmo plano, a torre sineira.
Igreja Paroquial de São Bartolomeu do Outeiro (São Bartolomeu do Outeiro)
Situada num pequeno largo do centro da aldeia, a igreja de São Bartolomeu é um templo cuja fundação é atribuída à época medieval. Destaca-se a fachada aberta pela porta e encimada por um frontão contracurvo interrompido pela sineira em arco de volta perfeita e ladeado por pináculos.