(Distância: 11 m N)
Situada na esquina da Praça D. Nuno Álvares Pereira com a Rua São Tiago, esta capela do século XVI teve como função o oratório particular dos religiosos da Ordem Terceira. Uma das portas dá acesso a um dos passos da Via Sacra de Portel.
(Distância: 32 m SW)
Com a sede situada na Praça D. Nuno Álvares Pereira, a Câmara Municipal tem sob os seus domínios a direção de sete freguesias, incluindo o próprio Portel, que totalizam uma população de 5747 habitantes (segundo os Censos de 2021). O edifício da Câmara Municipal é uma construção de 1876.
(Distância: 34 m S)
Construída entre os séculos XVII e XIX, a Igreja da Misericórdia é proveniente de uma Capela de São Romão do século XIV. Destaca-se a fachada aberta pelo portal em verga reta sobrepujado por um janelão igualmente reto, com gradeamento, e terminada no tímpano com a sineira.
(Distância: 54 m NW)
D. João Peres de Aboim, no início da segunda metade do século XIII, que veio a ser mais conhecido por D. João de Portel, toma posse de uma boa extensão de área do destacado concelho de Évora, para então formar o termo do concelho de Portel que era vila desde que foi outorgado o foral em 1262.
(Distância: 68 m SE)
(Distância: 108 m SE)
Um castelo construído no século XIII, foi remodelado no tempo de D. Manuel I, no século XVI, e criou-se o Paço dos Duques de Bragança. Está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
(Distância: 157 m NW)
(Distância: 215 m SW)
A Igreja Matriz de Portel é uma edificação do século XVIII, vindo substituir a primitiva de fundação medieval que remonta ao ano de 1532 e consagrada à Senhora da Alagoa. Destaca-se as duas torres sineiras nos dois lados da fachada e o portal principal em arco abatido e ladeado por duas colunas.
(Distância: 225 m NW)
Dois dos Passos da Via Sacra de Portel, elementos do século XVIII, têm a particularidade de uma linguagem barroca e rococó, através das molduras das suas portas e dos remates com decoração. Ambas as Estações são de planta retangular e pouco profundas.
(Distância: 241 m NW)