Uma lenda ou história conta que o topónimo se baseia em herdades ou montes, todas elas ricas em cereais principalmente em trigo, em que ainda na atualidade é uma das mais ricas freguesias do Concelho.
Contudo o território de Monte do Trigo já constituía no século XIII como uma importantíssima e fundamental localização geográfica, em termos de rede viária e de recursos económicos.
Com terrenos supostamente ricos, é o chamativo para a posse delas, e assim aconteceu com o donatário de Portel, que conseguiu algumas dessas propriedades.
Uma história pequena sem grandes contextos, limitando-se à época medieval, não havendo qualquer vestígio da presença humana anterior no território, e que, desde o século XIII, não deixou de ser motivo de cobiça.
Este ponto está situado na localidade Monte do Trigo, na freguesia Monte do Trigo.
(Distância: 74 m SE)
Acredita-se que a Igreja Matriz de Monte do Trigo, Igreja de São Julião, remonta ao primitivo edifício da época medieval, sendo substituído por um outro do século XVI. A atual Igreja é uma edificação do século XX, desaparecendo as suas memórias históricas e cronológicas.
(Distância: 178 m NE)
(Distância: 187 m NE)
(Distância: 249 m NE)
(Distância: 279 m SW)
(Distância: 567 m SE)
(Distância: 597 m SE)
(Distância: 3 km SW)
(Distância: 7 km S)
(Distância: 7 km S)