Para não ser exceção à regra, e como boa localidade alentejana, não podia faltar a Praça de Touros. Uma praça circular como qualquer outra, com a sua marca vermelha em rodapé, em todas as saliências e portal.
Não precisa de apresentações uma Praça de Touros, principalmente se está a falar do Alentejo em que se que se encontram em qualquer aldeia, vila ou até mesmo cidade.
Algo de importante e contra muitos, a tauromaquia mantêm-se resistente nesta zona de Portugal, mantendo-se igualmente para isso os próprios edifícios na sua manutenção.
No caso da Amieira em que as corridas de touros não são tão frequentes, o espaço é igualmente usado para eventos culturais, tendo como base as valências de utilização que a praça oferece.
Este ponto está situado na localidade Amieira, na freguesia Amieira e Alqueva.
(Distância: 58 m SE)
(Distância: 117 m SW)
(Distância: 428 m N)
(Distância: 565 m N)
A Ermida de São Romão tem unicamente a indicação como sendo uma edificação dos finais do século XVII. Com uma planta retangular de uma só nave, a fachada principal é em empena truncada, na qual se eleva a sineira em arco de volta perfeita, que alberga o sino.
(Distância: 566 m NW)
A localidade tem na sua origem um nome que se liga ao facto de este território ser húmido, o que provoca o crescimento da árvore de "Amieira" ou "Amieiro". A albufeira da barragem do Alqueva transporta a aldeia a um certo movimento, com a sua marina.
(Distância: 861 m N)
Com a presença da albufeira da barragem de Alqueva, a Junta de Freguesia tirou partido para oferecer aos residentes e visitantes uma praia fluvial. Neste local há estacionamento, parque de diversões e de merendas, e ainda espaço para autocaravanas, e também apoio no campo de restauração.
(Distância: 2 km E)
(Distância: 3 km NW)
Num cenário rural e isolado, da pequena Igreja de Nossa Senhora das Neves só se sabe que é uma edificação do século XVI. A fachada principal em empena truncada remata na sineira em arco de volta perfeita, com sino, a que se sobrepõe um cruz latina.
(Distância: 3 km NW)
(Distância: 7 km S)
Ermida situada no topo de uma grande escadaria, no extremo norte da localidade, tem como aberturas apenas a porta retangular e um pequeno óculo circular a meio da empena, que termina com a cruz. A empena é ladeada pela sineira num dos lados e um pináculo no outro.