Considerada como uma freguesia muito antiga, é conhecida pela existência de uma pedaço de madeira que, segundo a tradição, é um fragmento da cruz em que Cristo foi crucificado.
Inicialmente conhecida como Marmelar, ou pelo lugar de S. Pedro de Marmelar, segundo os documentos do século XIII descritos nos livros do conhecido D. João de Portel. À semelhança de outras freguesias de Portel, esta localidade também pertenceu ao dito senhor que acabou a doar à Ordem Hospitaleira de São João de Jerusalém.
Seguem-se as Ordens de Rodes e de Malta, cujo Mestre era o prior Afonso Pires Farinha e que veio a constituir a Comenda de Vera Cruz. Entretanto dá-se a construção ou reconstrução de um Mosteiro dedicado a São Pedro de Marmelar. É neste templo que está depositada a famosa relíquia de Santo Lenho, o orgulho da localidade de Vera Cruz e o que a tornou conhecida.
O orgulho da população de pensar que realmente o pedaço guardado religiosamente na Igreja Matriz é de Santo Lenho, é maior que qualquer pedaço de história que antecede a época medieval, partindo do princípio que a sua fundação tem início precisamente nesta época.
Este ponto está situado na localidade Vera Cruz, na freguesia Vera Cruz.
(Distância: 97 m N)
(Distância: 258 m W)
(Distância: 286 m N)
(Distância: 295 m N)
(Distância: 375 m N)
No interior desta Igreja de Vera Cruz de Marmelar ou Igreja do Santo Lenho está um relicário com um fragmento de madeira que se diz ter pertencido à cruz de Cristo, e que foi trazido de Jerusalém, nos finais do século XIII, por D. Afonso Pires Farinha.
(Distância: 436 m N)
(Distância: 578 m N)
No mesmo largo e junto da Fonte Santa, situa-se este lavadouro comunitário de planta retangular com duas entradas, uma em cada extremo. Um tanque retangular ocupa todo o espaço entre as oito colunas, quatro de cada lado, que seguram a cobertura de zinco.
(Distância: 599 m N)
À entrada de Vera Cruz proveniente de Portel encontramos dois elementos fundamentais na vida quotidiana de Portel, a fonte e o lavadouro. Um espaldar somente com a legenda de Fonte Santa e uma pia retangular com assentos a ladear e no lado direito a boca de saída de água.
(Distância: 5 km N)
(Distância: 6 km SW)
Vista sobre Alcaria do miradouro (junto ao depósito da água), sobre a vastidão das planícies alentejanas.