×
Pontos de Interesse no Concelho de Valença
Junta da União de Freguesias de Gondomil e Sanfins (Igreja, Gondomil)
A antiguidade da localidade de Gondomil é assumida pela existência de lugares como os de Crasto e Outeiro das Lages. Quanto a Sanfins, teve a base do seu desenvolvimento no Mosteiro Beneditino de Sanfins, que começou a ser erigido no século VI.
Junta da União de Freguesias de Valença, Cristelo Côvo e Arão (Valença, Cristelo Covo e Arão (Freguesia))
União de Freguesias de Valença, Cristelo Côvo e Arão, resultante da união em 2013 das três freguesias do concelho de Valença, é uma região em que a presença humana tem origem em eras pré-históricas, ajudado pela sua localização junto do rio Minho.
Junta de Freguesia de Boivão (Paço)
Há poucas informações sobre a história da Freguesia de Boivão, sabendo-se no entanto que a origem remonta aos séculos XII e XIII, nesse tempo denominada de Fraião. O Castelo de Fraião era uma defesa estratégica, que era beneficiada pelas formas caprichosas dos seus grandes penedos sobrepostos.
Junta de Freguesia de Cerdal (Bugim)
Situada na rota de Santiago de Compostela, é uma freguesia com ocupação muito antiga, desde o Paleolítico. A ponte romana serve de confirmação de que o Império Romano passou por estes lados, servindo esta estrutura para épocas posteriores até à atualidade e para os Caminhos de Santiago.
Junta de Freguesia de Fontoura (Bárrio)
Uma freguesia basicamente rural que tem o seu topónimo com origem em lendas. Alguns nomes de lugares da freguesia de Fontoura remontam para uma antiguidade anterior à Nacionalidade, colocando-a num período de ocupação nos séculos IX e X
Junta de Freguesia de Friestas (Igreja, Friestas)
Não havendo informações sobre esta freguesia, conhecida pelo nome antigo de "Sancti Mametis de Fenestris", esta provém do período anterior da Nacionalidade. As suas primeiras referências devem-se às Inquirições Paroquiais.
Junta de Freguesia de Ganfei (Pedreira, Ganfei)
Ganfei tem como sua primeira referência o Mosteiro Beneditino entre os anos de 1112 e 1128, na doação que recebeu D. Teresa. Depois deste edifício ter sido destruído no ano 1000, a reconstrução ficou a cargo de um cavaleiro francês que se tornou santo, chamado Ganfried ou Ganfei.
Junta de Freguesia de São Pedro da Torre (Igreja, São Pedro da Torre)
Situada numa posição favorável, esta freguesia remonta aos primórdios do século XII, em que já constava com a denominação atual, e em que já se definia como Vila. Situada a meia dúzia de quilómetros da sede do Concelho, e sendo banhada pelo rio Minho, este território tem grande valor agrícola.
Junta Freguesia de Verdoejo (Devesa)
Verdoejo é uma freguesia cuja antiguidade remonta à Pré-história, segundo vestígios encontrados. O povoamento deste território tem uma origem anterior ao século XII. Segundo as Inquirições, as primeiras referências de Verdoejo remontam ao ano de 950.
Lavadouro e Poço (Valença)
Está situado na parte interior das muralhas, mais concretamente no centro da vila, ao lado da Igreja da Colegiada, com um poço e um pequeno tanque.