Situada num pequeno morro próximo do rio Minho, a Capela da Nossa Senhora da Cabeça, de que não existe qualquer dado histórico ou cronológico. Mostra uma arquitetura de estilo do medieval românico, com as suas paredes baixas e grossas, janelas pequenas e um interior muito pouco iluminado.
De uma planta simples e retangular, é formada por nave e capela-mor mais pequena e estreita.
A fachada principal com remate em frontão triangular, e a ladear dois pináculos, tem como rasgos o portal principal em moldura reta encimada por uma cimalha. É ladeada por duas pequenas janelas quadradas. No tímpano, uma janela lobulada.
Este ponto está situado na localidade Cristêlo Côvo, na freguesia Valença, Cristelo Covo e Arão.
(Distância: 993 m E)
Precisamente no ano de 1700, a Capela Militar de Bom Jesus ficou apta para ser sagrada, o que veio acontecer no dia 1 de Novembro.
(Distância: 1 km NE)
A Praça Forte de Valença surgiu como uma pequena fortificação, nos finais do século XII e princípios do século XIII, para defesa da povoação e da travessia daquele trecho do rio Minho
(Distância: 1 km NE)
Situada no perímetro exterior da fortaleza, uma das quatro fontes do século XVIII, é construída em cantaria de granito aparente.
(Distância: 1 km NE)
Uma cidade com atualmente cerca de 14.000 habitantes, recebeu foral do rei D. Sancho I e subiu em 2009 à categoria de cidade. -
Câmara Municipal de Valença - Praça da República 14, 4930-762 Valença
(Distância: 1 km NE)
A Casa do Eirado, casa senhorial datada do século XV, está situada na praça com o mesmo nome, no centro histórico de Valença.
(Distância: 1 km E)
União de Freguesias de Valença, Cristelo Côvo e Arão, resultante da união em 2013 das três freguesias do concelho de Valença, é uma região em que a presença humana tem origem em eras pré-históricas, ajudado pela sua localização junto do rio Minho.
(Distância: 1 km NE)
Esta igreja pertence ao centro histórico de Valença, edificada no século XIII, templo românico com reconstrução neoclássica.
(Distância: 1 km NE)
Está situado na parte interior das muralhas, mais concretamente no centro da vila, ao lado da Igreja da Colegiada, com um poço e um pequeno tanque.
(Distância: 1 km NE)
Esta igreja é datada do século XVIII, mais concretamente do ano de 1749 segundo a inscrição da arquitrave do portal lateral.
(Distância: 1 km NE)
Igreja Matriz de Valença, também conhecida como Nossa Senhora das Dores, é um templo românico do século XIII, tendo perdido a traça original devido ao restauro.