Rio Vez (Arcos de Valdevez)

Rio Vez
É um pequeno rio que banha a vila e que tem a sua origem no Parque Nacional Peneda-Gerês, na Serra do Soajo, a uma altitude de aproximadamente 1.300 metros
Icon 3 do mapa

Santuário de Nossa Senhora da Peneda (Gavieira)

Santuário de Nossa Senhora da Peneda
Datado do século XVIII, crê-se que no lugar do santuário existia uma pequena ermida, pela aparição da Senhora da Peneda, e com o decorrer dos tempos foi crescendo o culto que originou este magnífico templo.
Coordenadas GPS: N 41 58.457' W 008 13.388'
Icon 15 do mapa

Sobreiro da Quebrada (Quebrada)

Segundo a lenda, sempre que falecia um habitante da aldeia contavam desta árvore um galho, que não podia ser muito grande. Este galho era usado para aquecer o forno onde se cozia um pão para os vizinhos que compareciam para velar esse habitante, durante a noite.
Coordenadas GPS: N 41 57.988' W 008 24.438'
Icon 8 do mapa

Torre de Grade (Grade)

Torre de Grade
Seguindo a linha do Paço de Giela, esta também se adequa à habitação nobre rural como casa-torre, uma vez que é conhecida como Torre de Grade ou Torre de Faro, pertencentes à Idade Média.
Coordenadas GPS: N 41 52.251' W 008 22.429'

Vista Geral da Aldeia de Sistelo (Sistelo)

Vista Geral da Aldeia de Sistelo
A aldeia de Sistelo está situada em pleno Parque Nacional Peneda/Gerês, pelo lado da Peneda, junto precisamente à nascente do rio Vez.

Vista Geral de Arcos de Valdevez (Arcos de Valdevez)

Vista Geral de Arcos de Valdevez
"Arcos de Valdevez Onde Portugal se Fez" é o lema que ficou na história desta pequena vila estrategicamente posicionada à entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês e que viria a ditar o futuro de Portugal.

gif