Pensa-se que é um pelourinho tardio, que alguns autores têm considerado do século XVII. A cara redonda poderá ter um simbolismo solar ou lunar.
O antigo couto de Eiró esteve anexado ao Mosteiro de Ermelo, que recebeu muitos privilégios ao longo dos séculos e teve o foral dado por D. Manuel em 1514. O concelho foi extinto e integrado no de Arcos de Valdevez. Conserva o pelourinho, levantado diante do antigo edifício dos Paços do Concelho.
O pelourinho assenta diretamente numa plataforma de três degraus quadrangulares de aresta muito tosca e bastantes desgastados.
A coluna é cilíndrica, mas igualmente muito tosca, tendo secção ligeiramente menor na base. Não existe capitel, o topo da coluna, de talhe arredondado, é simplesmente ornado com uma carranca esquemática aparentemente representando um rosto sorridente.
O remate é constituído por uma laje triangular ao modo de ábaco ou tabuleiro bastante saliente.
Este pelourinho está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
Este ponto está situado na localidade Soajo, na freguesia Soajo.
(Distância: 244 m SE)
Esta é uma das maiores concentrações de espigueiros em Portugal, com construções todas em pedra, perfazendo 24 espigueiros, sendo o mais antigo de 1782.
(Distância: 3 km SW)
Atualmente o que resta do Mosteiro medieval de Ermelo é a igreja e as ruínas dos claustros e constitui um dos mais emblemáticos casos da nossa arte românica.
(Distância: 5 km E)
Este conjunto é composto por cinquenta espigueiros do séculos XVII e XVIII, todos em pedra, cada exemplar apoia-se em vários pilares curtos assentes na rocha e encimados por mós ou mesas.
(Distância: 5 km E)
Uma obra do início do século XIII, foi restaurado e ampliado por D. Dinis, a quem atribuem a torre de menagem, que nele residia aquando das caçadas que faziam no Gerês.
(Distância: 9 km W)
Seguindo a linha do Paço de Giela, esta também se adequa à habitação nobre rural como casa-torre, uma vez que é conhecida como Torre de Grade ou Torre de Faro, pertencentes à Idade Média.
(Distância: 12 km N)
Datado do século XVIII, crê-se que no lugar do santuário existia uma pequena ermida, pela aparição da Senhora da Peneda, e com o decorrer dos tempos foi crescendo o culto que originou este magnífico templo.
(Distância: 12 km S)
(Distância: 12 km W)
Esta Igreja Matriz é o que resta de um Mosteiro Beneditino que aqui existiu. Sem qualquer história cronológica ou datada, foi pertencente à Ordem Beneditina.
(Distância: 12 km S)
Parque com espaço para jogos, parque de merendas, um ribeiro e muito espaço em plena natureza para passar uma boa parte do dia.
(Distância: 12 km W)
Situado no lugar do Paço, este é um verdadeiro exemplar de uma habitação nobre rural de âmbito amuralhado de defesa com a torre, da época da Idade Média.