Este é um dos três santuários dos mesmo género existentes em Portugal: Bom Jesus em Braga, Senhora dos Remédios em Lamego e este, Nossa Senhora da Peneda. Datado do século XVIII, segundo a indicação inscrita numa coluna ao cimo da escadaria de acesso. Crê-se que no lugar do santuário existia uma pequena ermida, pela aparição da Senhora da Peneda, e que com o decorrer dos tempos foi crescendo o culto que originou este magnífico templo.
Este lugar de culto é constituído pela igreja que foi terminada em 1875, pelo grande terreiro dos evangelistas e uma escadaria com cerca de 300 metros, em que nas suas laterais existem 20 capelas, com cena da vida de Cristo.
Como não podia deixar de ser, este santuário está ligado a uma lenda, a Lenda da Peneda, em que uma Senhora da Peneda apareceu sob a forma de uma pomba branca a uma criança que guardava cabras e lhe disse para pedir aos habitantes para fazerem ali uma ermida.
A criança contou aos pais, que não ligaram nenhuma. No dia seguinte, no mesmo lugar, a Senhora voltou a aparecer, agora sob a forma de imagem (tal e qual como é hoje representada), e mandou a criança ir ao lugar de Roussas buscar uma mulher de nome Domingas Gregório, que se encontrava entrevada há dezoito anos, e que, ao chegar perto da imagem, recuperou a saúde.
Este ponto está situado na localidade Gavieira, na freguesia Gavieira.
(Distância: 6 km NE)
Uma ponte do século I, do tempo dos romanos, sendo considerada a mais imponente ponte da freguesia, foi reformada na era medieval.
(Distância: 7 km NW)
É um recanto da Serra da Peneda extremamente belo e aprazível, onde se respira um ambiente ainda imaculado.
(Distância: 7 km NW)
Branda é um nome que abrange um complexo sistema antigo de transumância das Serras do Soajo e da Peneda/Gerês e as suas encostas. É um núcleo habitacional sazonal, neste caso de veraneio, funcional durante a época de Verão.
(Distância: 8 km NE)
O Castelo foi fundado em 955 por iniciativa de São Rosendo. D. Afonso Henriques conquistou este Castelo aos Leonenses em 1140, mandando-o reparar cinco anos mais tarde.
(Distância: 8 km NE)
Existem tanques comunitários por essas aldeias fora neste País, que eram o ponto de encontro das mulheres das aldeias.
(Distância: 8 km NE)
O Pelourinho, datado de 1560, chegou a ser desmantelado em 1860, mas foi reconstruído e remontado no seu local original diante do antigo edifício da Casa da Câmara.
(Distância: 8 km NE)
De invocação a Nossa Senhora da Visitação, foi fundado na época pré-românica, embora com grandes modificações posteriores com a campanha gótica e outra na segunda metade do século XVIII.
(Distância: 8 km NW)
A região de Parada do Monte beneficia da sua posição junto do Parque Natural da Peneda-Gerês. Teve ocupação humana desde o neolítico, incluindo pelos romanos, sendo conquistada por D. Afonso Henriques no século XII.
(Distância: 8 km NE)
Construída em alvenaria de granito, sem guardas e pavimento de calçada. O tabuleiro arqueado sobre um único arco de volta redonda, as aduelas são largas e curtas e o extradorso irregular.
(Distância: 8 km NW)
Não havendo informações históricas sobre esta igreja, aparentemente pertence ao século XVIII. Com a fachada orientada a poente, destaca-se a torre sineira com um relógio na parte inferior e quatro sineiras na superior.