Apesar de algumas transformações ocorridas e atualmente estar no estado de degradação, ainda espelha a modéstia do passado medieval, conjugando com a secundariedade da propriedade ao longo da história.
A torre teve a sua origem no século XV, a mando de Álvaro Pires de Grade, que a utilizou para sua residência. De planta quadrangular, é formada por três pisos, sendo no interior que se deram as transformações. A coroar, toda a torre é composta por ameias chanfradas uniformemente postas no sentido de reforçar o caráter militarizado.
Francisco Pereira de Castro, o proprietário da Torre no século XVII, veio a fazer uma outra profunda remodelação na estrutura medieval como também optou por um segundo corpo adossado à primeira. Este segundo corpo, de planta retangular, é formado por dois pisos, sendo o térreo para serviços de apoio. O piso superior, a corresponder ao andar nobre, tem acessibilidade por uma escadaria externa com guarda de ferro.
Com uma imagem bastante degradada, sinónimo de uma propriedade privada, está classificada como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Grade, na freguesia Grade e Carralcova.
(Distância: 3 km W)
Esta Igreja Matriz é o que resta de um Mosteiro Beneditino que aqui existiu. Sem qualquer história cronológica ou datada, foi pertencente à Ordem Beneditina.
(Distância: 4 km SW)
Situado no lugar do Paço, este é um verdadeiro exemplar de uma habitação nobre rural de âmbito amuralhado de defesa com a torre, da época da Idade Média.
(Distância: 4 km NW)
Sem referência histórica, de estilo barroco, este cruzeiro também conhecido como Senhora da Piedade ergue-se sobre um soco de cinco degraus hexagonais.
(Distância: 4 km NW)
A Igreja de Santa Eulália, Matriz de Gondoriz, remonta ao século XVIII e apresenta um desenho similar à Capela de Santa Maria da Madalena, na Falperra em Braga.
(Distância: 4 km NW)
O Portal, uma das três maravilhas existentes no lugar de Gondoriz, está precisamente ao lado da Igreja Matriz.
(Distância: 4 km SW)
Situada no centro histórico, na parte mais alta da vila, nos jardins centenários, apresenta-se a Igreja do Espírito Santo edificada em 1647.
(Distância: 4 km SW)
Situada na parte mais alta da vila, a Casa do Terreiro rodeia, com a Igreja Matriz e a do Espírito Santo, a beleza do Jardim dos Centenários, com uma vista para o rio Vez e para a encosta da Giela com o monte Gião.
(Distância: 5 km SW)
A Igreja tem o nome da freguesia, tendo como seu orago São Salvador. Teve o início da sua edificação na última década do séc. XVII, terminando dez anos depois.
(Distância: 5 km SW)
Esta escultura, de autoria de José Rodrigues, representa o encontro ocorrido no vale do rio Vez entre as tropas de D. Afonso Henriques e Afonso VII de Castela e Leão, na Primavera de 1141.
(Distância: 5 km SW)
O Pelourinho, atribuído à povoação de Valdevez no séc. XII, está situado no Largo da República em frente ao Município.