Pode parecer que estes espigueiros tenham pouco significado, mas realmente tiveram um forte papel na vida campestre portuguesa, principalmente no norte.
É possível ver o caráter sagrado dado ao local, devido às cruzes no topo dos espigueiros para, segundo as gentes locais, proteção divina do que lá é guardado, muitas vezes o único meio de sobrevivência comunitária.
Um pormenor de extrema importância, a razão pela qual os espigueiros estão sobre seis ou oito pequenos esteios (mais altos, relativamente ao solo) e porque nas partes laterais têm pequenas aberturas. Isto faz com que o milho que é guardado nestes locais não esteja ao alcance de todo tipo de animais e haja ventilação para não apodrecer o produto ali existente.
Este monumento está inserido na Rota da Arquitetura Tradicional, do Portal de Paredes de Coura, na organização Viagem no Tempo, Alto Minho 4D.
Este conjunto de espigueiros são de Interesse Público desde 1983.
Este ponto está situado na localidade Soajo, na freguesia Soajo.
(Distância: 244 m NW)
Este pelourinho é um tanto quanto curioso, difícil de caracterizar em termos cronológicos. Várias explicações têm surgido para a representação do topo de fuste, mas nenhuma é consistente.
(Distância: 3 km SW)
Atualmente o que resta do Mosteiro medieval de Ermelo é a igreja e as ruínas dos claustros e constitui um dos mais emblemáticos casos da nossa arte românica.
(Distância: 5 km E)
Este conjunto é composto por cinquenta espigueiros do séculos XVII e XVIII, todos em pedra, cada exemplar apoia-se em vários pilares curtos assentes na rocha e encimados por mós ou mesas.
(Distância: 5 km E)
Uma obra do início do século XIII, foi restaurado e ampliado por D. Dinis, a quem atribuem a torre de menagem, que nele residia aquando das caçadas que faziam no Gerês.
(Distância: 9 km W)
Seguindo a linha do Paço de Giela, esta também se adequa à habitação nobre rural como casa-torre, uma vez que é conhecida como Torre de Grade ou Torre de Faro, pertencentes à Idade Média.
(Distância: 12 km N)
Datado do século XVIII, crê-se que no lugar do santuário existia uma pequena ermida, pela aparição da Senhora da Peneda, e com o decorrer dos tempos foi crescendo o culto que originou este magnífico templo.
(Distância: 12 km S)
(Distância: 12 km S)
Parque com espaço para jogos, parque de merendas, um ribeiro e muito espaço em plena natureza para passar uma boa parte do dia.
(Distância: 12 km S)
(Distância: 12 km S)
A menos de 5 quilómetros da barragem de Vilarinho das Furnas vamos encontrar uma das muitas aldeias do Parque do Gerês, de seu nome Brufe.